domingo, 21 de dezembro de 2008

Finanças

Chega Fim de ano/ início de novo ano e a principal preocupação...são as finanças!

então aí vão mais dicas...de como começar o novo ano com o dinheirinho em dia...

1º Passo: Conheça os seus números;
Observe que os ricos têm a companhia constante dos números: renda, dividendos, patrimônio, contratos, cotações de moeda estrangeira, orçamentos e demais detalhes envolvendo o mundo dos grandes negócios, são todos expressos em números. Quem deseja alcançar a Organização Financeira Pessoal precisa conhecer uma pequena porção de números: os números que dizem respeito à sua própria pessoa. Este é o estágio dos "sem números": pessoas que não fazem anotações financeiras, não checam extrato bancário, gastam sem saber se têm o dinheiro, emitem cheques sem saber se terão o dinheiro, passam o cartão pra ver se vai sair dinheiro da máquina ou se - por um milagre - a operadora do cartão vai autorizar mais uma compra.Estão neste estágio aqueles que não sabem quanto ganham - fato curiosamente presente na vida de profissionais liberais, pequenos comerciantes e autônomos - não sabem quanto gastam por mês, não sabem quanto pagam de juros, quanto gastam em cada área do orçamento, qual o custo anual do carro.As pessoas que vivem neste estágio precisam fazer um esforço para conhecer os próprios números.
A dica é passar meia hora por dia fazendo contas. Troque a novela por um caderno universitário e uma caneta durante uma semana. Neste tempo anote tudo o que você gasta, verifique extratos bancários, faça uma média dos ganhos, avalie as despesas do próximo mês. Saiba tudo sobre os seus números, organize-se e veja a diferença que isto vai fazer na sua vida.
2º Passo - Gaste menos do que ganha
Estão neste estágio aquelas pessoas que têm alguma informação sobre os próprios números mas são incapazes de gastar menos do que ganham. Pertencem a este grupo aqueles que usam os controles como uma atividade histórica, apenas para registro do que já foi feito. Eles são constantemente "surpreendidos" pelo valor da fatura do cartão de crédito, pelo IPVA, anuidades do conselho de classe e outras despesas não mensais. Para gastar menos do que ganha, equilibrar as contas e sair do vermelho é preciso enxergar o futuro e antecipar situações futuras de aumento ou redução de despesas, situações de falta ou sobra de dinheiro. A ferramenta para alcançar esta proeza chama-se orçamento anual.Calma! Você não precisa ser contador ou economista para fazer um bom orçamento pessoal. Basta colocar no papel a previsão de tudo o que você vai receber e gastar no período de um ano. Um caderno universitário ou uma boa planilha do excel - que você mesmo vai criar - são perfeitos para isto.O importante neste estágio é fazer tudo com calma: não precisa sacrificar um final de semana. Use meia hora por dia e vá lançando, corrigindo, elaborando o seu orçamento anual sem pressa. Uma vida de descontrole não se transformará em plenamente organizado num passo de mágica. Lembre-se do gasto extra no mês em que o filho faz aniversário, do seguro do carro, da viagem de férias. Atribua um valor, faça estimativas sem a pretensão de ser exato. Com um orçamento anual nas mãos, você estará anos-luz à frente do brasileiro médio em termos de organização financeira.
3º Passo: Elimine Suas Dívidas
Tem gente que conhece os próprios números (1º passo), tem um orçamento mensal equilibrado onde sobra dinheiro e um orçamento anual que impede as "surpresas desagradáveis" (2º passo). Só tem um detalhe: está completamente mergulhado em dívidas!Conheça alguns dos sintomas típicos de pessoas que vivem este estágio: uma gaveta cheia de carnês, crediário e cartões de várias lojas, mais de uma conta bancária, mais de um cartão de crédito, mal termina uma prestação já inicia outra, compra tudo a prazo e nada à vista, não gosta de pedir desconto, acha que é chique não perguntar o preço e mandar parcelar. Quem está neste estágio geralmente desconhece um número interessante: o custo da despesa financeira. Os juros passam a fazer parte do orçamento de maneira silenciosa. Pesquisa da Anefac revelou que pessoas com renda de até mil reais gastam mais de 35% da sua renda apenas com o pagamento de juros.Por esta e outras é que recomendamos: elimine as dívidas. Elimine mesmo, faça um plano para acabar completamente com as suas dívidas. Para isto, pare de fazer dívidas novas e comece a antecipar o pagamento das atuais. Em pouco tempo você liquidará todas as suas dívidas.
4º Passo - Tenha DinheiroQuem está nesta fase já conhece seus números, gasta menos do que ganha, eliminou suas dívidas, mas não consegue guardar dinheiro.É preciso lembrar que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir dinheiro. E grande parte da população simplesmente não consegue guardar dinheiro. A pequena parcela que consegue, enriquece. Observe que o rico tem dinheiro e acha normal ter, sem gastar. O pobre não tem dinheiro e acha normal gastar, mesmo sem ter.Se você não consegue segurar por muito tempo uma nota de cinqüenta reais na carteira, será muito difícil trilhar o caminho da organização financeira pessoal. Muitas pessoas tentam fazer poupança e quando - a duras penas - conseguem reservar uma quantia, passam a sofrer uma compulsão violenta para gastá-lo todas as vezes que vêem o saldo.A dica é: acostume-se a ter dinheiro. Dinheiro guardado, rendendo. Quem conhece os próprios números é capaz de gastar menos do que ganha.Quem gasta menos do que ganha é capaz de eliminar suas dívidas.Quem elimina suas dívidas é capaz de guardar dinheiro.Quem dispõe de dinheiro pode constituir um patrimônio e oferecer maior conforto à sua família.A propósito, que tal fazer o alvo de guardar 10% do seu salário na caderneta de poupança já no mês que vem?
5º Passo: Valorize as Pessoas
Lembre-se de que dinheiro chama dinheiro, mas não chama para um cineminha. A regra de ouro é esta: amar as pessoas e usar o dinheiro.Tenha em mente que o dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um gerador de estabilidade nos relacionamentos.Poucas pessoas pretendem montar um prédio-cofre e mergulhar no dinheiro ao estilo Tio Patinhas. Geralmente desejamos ter dinheiro para obter conforto pessoal e dividir este conforto com alguém; comprar uma casa e morar nela com alguém; fazer a viagem dos sonhos, ao lado de alguém.Mas infelizmente a busca pelo dinheiro pode nos fazer esquecer deste "alguém". Então quando o dinheiro chega ele não traz consigo a felicidade que planejamos porque estamos sem o "alguém" pra comemorar a vitória, pra dividir a conquista.Valorizar as pessoas é entender que ganhamos dinheiro essencialmente em função das pessoas: para usá-lo em favor do nosso bem-estar (a nossa pessoa) e do bem-estar de quem amamos (as pessoas próximas que amamos).Por isto é muito importante utilizar o dinheiro para:a) Passar tempo com as pessoas, cônjuge, filhos, pais, amigos;b) Lembrar-se das datas importantes, ao menos para dar um telefonema;
c) Viajar, dar presentes, investir em relacionamentos;d) Aproveitar oportunidades para ensinar os filhos a lidar com dinheiro: no restaurante, no supermercado.Enfim estamos atrás de dinheiro pra quê afinal? Valorizar as pessoas é colocar as coisas importantes em primeiro lugar.A dica? Organizar-se, planejar, investir (na acepção financeira da palavra) em relacionamentos.






http://www.organizesuavida.com.br/si/site/0311

2 comentários:

  1. Parece que esse texto foi feito pra mim!!!
    Minha relação com dinheiro é uma coisa de amor e ódio desde os primórdios! =)

    Vc podia ter me avisado da faxineira né Beta!!! xD

    Pois é...Nós, mulheres "mudernas" temos mesmo é que aprender a nos virar. Senão, a gente dança sozinha, feito loser em baile de formatura...

    Logo conto mais...Essa coisa de morar sozinha dá história pra mais de metro né?

    'Brigada pelo comentário!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Beta,

    Este texto é um dos melhores que já vi em termos de finanças.
    Excelente escolha.
    Grata por se importar com cada aspecto da organização em nossa vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails