quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vem chegando o verão...e com ele a...ressacaaaa!

hauehuaheua a Jú resolveu começar bem Nosso Projeto Verão...rsss

Saudações humanos e humanas! Como estão indo? Espero que estejam gostando dessa série de verão do Desbagunçando.

O post de hoje é praqueles que aproveitam o verão pra tomar todas na beira da praia ou numa piscininha com os amigos. MAS, que às vezes extrapolam na quantidade de bebidas ou simplesmente porque não sabem beber e sofrem com A ressaca. Os sintomas são inconfundíveis: a cabeça dói bastante, parece que tem um elefante esmagando com tudo... As dores são principalmente na nuca e nas têmporas. Os olhos não agüentam luz alguma, qualquer tipo de barulho é um estrondo enorrme e o corpo fica mole, sem contar um gosto amargo que reina na boca e os enjôos terríveis. E junto com esses sintomas peculiares, vem aquela montanha de receitas que o amigo do primo do irmão do cunhado do seu avô fazia e era tiro e queda. Mas que nunca funciona por completo.

Aqui vão algumas dicas que ajudam a amenizar o seu efeito antes e depois da cachaçada. Mas lembrem-se, NADA substitui um bom médico.

Primeiramente vocês têm que entender o que é uma ressaca:

“É um tipo de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.”

Entendidos disso, vamos para as dicas:

1º “Diluindo” o álcool: uma das práticas bastante corriqueira quando se está bebendo é beber álcool atrás de álcool, e o pior delas é a mistura de bebidas. O ideal é, entre uma bebida e outra você tome algum outro líquido que NÃO seja alcoólico: um suco, refrigerante (que tem bastante açúcar e ajuda também) ou até mesmo água. Isso faz com que o corpo entre uma bebida e outra, possa se hidratar um pouco, já que na ressaca, o corpo fica no estado de desidratação, pois pelo excesso de bebida ele desativou essa função. Isso ajuda a diminuir bastante as dores do dia seguinte.

2º Bebendo e comendo: muitas pessoas já fizeram esse tipo de teste: antes de ir beber, tomam uma colher generosa de azeite e vão com tudo na cachaça. É, isso ajuda em partes, pois o azeite é um tipo de alimento especificamente gordura e sua função é forrar o estomago antes que ele seja bombardeado por álcool. PORÉM, corre-se o risco de ficar muito enjoado com essa prática, portanto, recomenda-se que antes e ao longo de sua night, coma-se alguma coisa, carboidrato se possível, pois ele ajuda na reposição de energia. Antes de ir beber, coma uma salada de batata com azeite, ou um simples sanduiche... E ao longo da noite coma uns petiscos, os bares servem isso de boa justamente pra isso.

3º Açúcar faz bem nessas horas: por mais que os “experts” em cachaça afirmem que doce desgraça a sua night de bebida, isso é um erro besta. O açúcar (em especial glicose e frutose) ajuda a repor as energias, aumentando o metabolismo e LIVRANDO mais rápido o álcool do seu organismo. Depois daquela noitada de altos copos, antes de dormir, tome um copo de leite adoçado com mel, pois a junção de carboidratos vai ajudar bastante no dia seguinte. E nada de exagerar no dia seguinte hein, uma alimentação leve ajuda na recuperação. NADA de café, frutas ácidas, chocolate, e apimentados.

4º Responsabilidade: Não é porque é uma noite de farra que você tenha que se esbaldar até se acabar. A responsabilidade não te arranca pedaço e muito menos te deixa cafona diante dos amigos brejeiros. Tenha um bom senso na hora de apreciar seu copo, se tiver se medicando, em tratamento ou com algum tipo de doença que te deixe debilitado de alguma forma, não beba. Beber descontroladamente acaba com sua noite e deles também... E o pior, pode te legar à uma intoxicação e até mesmo uma internação no P.S. Curtir é legal, beber com os amigos também, mas se o exagero estiver virando rotina é bom você repensar esses seus conceitos de aproveitamento da noite, para que isso não se torne algo grave e irreversível.

É isso gente. Cuidado nunca é demais na hora de se divertir. Verão tá ai pra se aproveitar com SAÚDE e MODERAÇÃO. E lembrando: Se beber, não dirija. Até porque, assim como você, tem várias pessoas querendo curtir a vida... não acabe com ela por um simples drink.

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro... Sóbrio

Jú Lins -A Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails