quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dicas:limpando alimentos


Buenas meus queridos!Como vocês estão?
Hoje eu deixarei de sera Bióloga (só 50%) pra ser a dona de casa preocupada com a saúde .Essa é a estação do calor e o corpo perde muito líquido e junto com ele, nutrientes. É a hora de
beber bastante água e comer comidas leves para que o organismo possa fluir diante a aceleração do metabolismo que temos durante o verão.

A dica que trago a vocês hoje é sobre salada. Sabemos que boa parte de vitaminas, nutrientes, fibras, dentre outras coisas, estão contidas nas cascas das frutas e verduras. E, numa salada, boa parte do pessoal despresam essa riquesa quando vão lavar principalmente os tuberculos que são os vegetais que nasce abaixo do solo como cenoura, beterraba, rabanete e etc. Lembrando que me refiro aos tuberculos de casca fina, isso não funciona com mandioca e aipim ta.

"Mas como que eu faço para limpar sem descascar?" Simples, usando uma esponja de prato.Isso mesmo. Ao lado tem um passo a passo pra vocês entenderem usei a cenoura como exemplo por ser mais facil, mas pode fazer o mesmo com a beterraba e cia (clique na imagem para ver maior):
Utilizando a parte mais áspera de uma esponja nova, passe-a com vontade em todo o vegetal como eu fiz, eu penas apoiei a cenoura na esponja e começei a girá-la, você verá que sairá toda a terra e o vegetal ficará com o aspecto mais vivo, e de textura mais suave, pois a esponja serviu como um "esfoliador" tirando toda a impuresa superficial dele.

Depois disso é só por o vegetal junto com os demais da salada na água com hipoclorito de sódio conforme vem dizendo na embalagem ou 1 litro de água pra 1 colher de água sanitária, esperar 30 minutinhos e ... voilá, ele estará limpo, com a casca e prontinho para ser degustado com todos seus nutrientes.

É isso gente, pedida é não exagerar no álcool (principalmente) e nem em comidas gordurosas... vamos aproveitar - com juízo e responsabilidade- o verão antes que a friaca volte a tona.

Abraços efusivos e beijos no cérebro....com casquinha ^^
Jú Lins - a Bióloga

2 comentários:

  1. Adorei o processo de "esfoliação" da cenoura!
    Eu adoro saladas, mas realmente jogava as cascas fora, vou experimentar com elas.
    E tem algo que também fica esquecido: as folhas! Folha de cenoura é uma delícia! Sempre que consigo um raminho faço uma sopa e coloco ele lá inteiro. Quando a sopa fica pronta retiro as folhas, mas no caldo ficam as vitaminas e o sabor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sandra,pode testar não so na ceroura,mas em seus "colegas"(beterraba, rabanete e cia).
    O interessanta foi como surgiu esse processo de 'esfoliação': eu estava com preguiça(e com pena) de descascar a cenoura e a beterraba(elas estavam tão lindas *-*), dai resolvi utilizar a esponja de prato pre ver como ficava, e realmente funcionou.

    Sobre as folhas(de cenoura,beterraba e etc), uma dica que te dou pra uma sopa bem cremosa, processa as folhas junto a algum creme ou no próprio caldo e leve ao fogo pra dar uma fervida, fica uma delícia e o melhor,com todas os nutrientes.

    Beijoo

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails