segunda-feira, 15 de novembro de 2010

finanças


Não espere entrar o novo ano para organizar suas finanças!

Dicas simples:
  • gaste menos do que ganha; estabeleça uma meta mensal do que deve sobrar por valores. em números e não porcentagem. por exemplo $100,00 por mes
  • disciplina para controlar os gastos. falta paciencia para somar o cafézinho? guarde todas as notas e coloque em uma planilha, anote os gastos em cartão. cheques e saques. quando somar o valor que você saca por mês vai ter uma noção de quanto gasta com besteiras. tente sempre comprar com cartão pra ter melhor controle dos gastos. depois limite a quantidade de saques por semana!!!
  • faça planilha dos parcelamentos. cartão de crédito, boletos, faturas, crediários, cheques. deve haver um controle rígido com essas despesas e não deve ultrapassar 25% do orçamento mensal. ou seja pare de gastar, Criatura!!
  • invista: tem um dinheirinho sobrando? poupança rende menos mas não tem IR e pode sacar quando precisa.
  • tenha objetivos para o dinheiro poupado! mas mantenha uma reserva para emergências e necessidades (e akele vestido caro que está em uma suposta liquidação não é emergência!!!) avalie seus objetivos conforme sua realidade(aumentos, demissões)
Tenha Disciplina. o fato de ter metas para o dinheiro ajuda a estimular a maior atenção e controle! pegue por exemplo o dia que Você recebe seu salário pra organizar a planilha e aos poucos tente estabelecer uma vez por semana para atualização.

Um feriado com dinheiro a todos
Beijinhos

7 comentários:

  1. Boa dica... Gastar menos do que se ganha! É tão óbvio e ninguém pensa nisso...Rs,
    Bom feriado

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. a ideia é boa... já estou começando a fazer... mas sou desorganizada com datas... sempre atraso o cartão de credito!!!
    mas vou qwuitar um este ano!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Poisé né Paula...tem tanta coisa óbvia que na pressa vai pro beleléu...da natureza humana...rsss

    Évelin, eu coloquei tudo que pude no débito automático. porque além de não esquecer priorizo. como a maioria debita no mesmo dia na conta e logo depois que recebo já sei quanto de dinheiro vai me sobrar por mes pra cumprir os deveres.

    beeeem mais fácil.
    só fique atenta porque as vezes o banco tira o dinheiro da tua conta e "esquece" de pagar, sabe...rsss

    Beijinhos meninas

    ResponderExcluir
  4. Ontem mesmo estava discutindo com minha mãe sobre isso. Ela estava reclamando que nunca sobra nada pra ela no final do mês, ela só trabalha e não vê o dinheiro. Aí eu comentei que ela compra muita besteira, fica comprando comida e besteira a cada pequeno passeio (e isso porque ela passeia todo dia), sai de carro três a quatro vezes por dia, ao invés de economizar e fazer tudo só numa única viagem, etc... Aí ela me disse que isso não tem nada a ver, que são gastos pequenos e ela não acreditou em mim quando disse que são essas pequenas coisinhas que fazem o dinheiro sumir e sugeri que ela fizesse anotações de cada pequena coisa que compra, mas ela ficou brava ao invés de entender. :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo...

    a maioria não acredita mesmo. só quando resolve por no papel que percepe que as pequenas coisas dão é grandes prejuízos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro posts sobre finanças pessoais! Arrasou.

    Beijos,

    Bela - La Divorciada

    ResponderExcluir
  7. Belinha...

    eu tenho a sensação de que você é a maior financista...haha

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails