quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Série Exames III: Colesterol

Buenas gente.Bom,o post de hoje está dando o ponto final a série de exames, e nada melhor do que falar sobre o vilão de todo o coração:O colesterol
Mas o que é esse nome tão estrambólico que os médicos ficam em alerta e que muita gente nem da importância?O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. Ele está presente em quase todas as partes do corpo desde estrutura das membranas à produção de hormônios,vitamina D, ácidos essenciais; também está presente nos músculos, cérebro, fígado, coração e etc.

Bom, até ai a falação ta tudo okay.Vocês devem estar perguntando se ele é tão bom assim, porque ele dá tanto medo e aparenta dar tanto prejuízo pro bolso e saúde...callma que já já te assusto te explico.

Primeiro de tudo; o colesterol é dividido em 2: HDL e LDL colesterol.

O HDL é o chamado de colesterol bom eu particularmente chamo ele de colesterol Hô DeLícia, já que ele ajuda mais do que atrapalha. Ele um misto de faxineira eficiente com segurança gostosão porque ele fica perambulando pela circulação procurando o seu amigo do mal (LDL)  e quando o acha dá um rapa fora daqueles mandando para o fígado onde depois ele é eliminado, ajudando na saúde cardiovascular do organismo agora entendem ô porque do codinome né... O nível dele normal varia de acordo com o sexo, idade e etc.
Já o LDL é chamado de colesterol ruim é o malvadão, o cafajeste... o que deixa a saúde Lá De Lado,bem pra escanteio sabe..e que todo mundo tenta evitar,mas a tentação é demais.É uma proteína de baixa densidade,onde durante sua viagem pela circulação, o infeliz e desmantelado do LDL deixa boa parte do seu colesterol pelo meio do caminho, onde se acumula nas paredes dos vasos se transformando em placas de gordura que dificulta a passagem do sangue causando infarto dentre outras doenças do coração.PELAMORDEDEEEUS uma dica, todo infarto é do miocardio ta...não existe infarto do olho nem da cabeça...se você ouvir alguém falar infarto do miocárdio pode cair na gargalhada ou zoar sem culpa,porque é o mesmo que falar cego do olho,mudo da voz..essas coisas.

Entendidos disso, eu passo pra segunda parte: Como esse exame é feito?

No mesmo esquema do Hemograma, você vai passar aquela fominha de miss por 12 horas (não passe desse horário senão desanda tudo) e se você toma algum medicamento, é bom suspendê-lo também. Tirado o sangue eles vão analisar o valor de cada componente: colesterol total, HDL,LDL,VLDL que é o primo maldito do LDL,onde a (in)utilidade dele é fazer o mesmo leva e trás do LDL, só que invés do colesterol, ele faz isso com os trigliceres. e trigliceres que é a mesma coisa do LDL, só que ao invés de se acumular nos vasos e artérias, ele se "aloja" no tecido adiposo (que armazena gordura pra reserva de energia) aumentando mais ainda o risco de problemas de coração.
No exame abaixo está bem claro isso:
 
A maioria dos métodos utilizados para essa analise é o mesmo da glicemia (enzimático colorimétrico) só o LDL e o VLDL que é feito por cálculo pela formula friedwald que mais complexo que o anterior, por isso nem arrisco a tentar explicar a vocês...sorry again.
O Colesterol total é aceito é de até 200 mg/dL.HDL o nível normal aceitável é de 55 mg/dL..dai pra cima ta tudo okayses,você pode continuar com sua dietinha que nem tão cedo você terá preocupações. O VLDL é aceitável menos que 30mg/dL. Já os níveis normais pro LDL é mais complicado: 
De 100 a 130 miligramas por decilitro - Se você é saudável, não tem antecedentes na família de problemas cardiovasculares, diabete ou hipertensão, não está acima do peso, não fuma e pratica exercícios regularmente.   
Até 100 miligramas por decilitro - Alguém com histórico de males cardíacos, e que, para complicar, é hipertenso, fumante ou diabético. Quem tem síndrome metabólica (aquela combinação de obesidade abdominal, pressão alta, resistência à insulina e altos níveis de LDL) também se encaixa nesse grupo.
Até 70 miligramas por decilitro - Essa é a quantidade estabelecida pelas novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para quem já foi diagnosticado com distúrbios cardiovasculares ou já sofreu um infarto.
 E qual a forma de controlar isso tudo? fechar a boca? nananãão gente...na verdade é controlar a boca,até porque, se fecharem a boca vai aparecer coisa pior que eu até falei a vocês no post de glicemia.
Na verdade uma alimentação rica em fibras,verduras e pobres em gordura hidrogenada e animal.Evitem aquela lazanhada todo dia..optem pra quinzenalmente e em porções menores.Não fumem.
Fiquem de olho no peso e no tamanho da sua barriga, pois a gordura abdominal que todo mundo pense ser inofensiva, nada mais é que gordura entre os órgãos presentes nessa área. Comecem a fazer exercícios físicos não to dizendo pra fazer como eu que corro 8 km por dia e me sinto a Wonder woman não, mas caminhem no quarteirão.No seu prédio substituam o elevador pela escada. Tomem um vinhozinho de vez em quando.
Façam amor (protegidossss faz favorr!!) com seu bofe ,"bofa", esquema, ou até aquele amigo delicinha que você pega de vez em quando isso aumenta a produção de certas substâncias prazerosas e faz o coração trabalhar, sem contar que queima bastante gordura, pois exercita bastante a região abdominal né...dentre outras coisotas. Dancem!Estudos afirmam que dançar movimenta mais o corpo que a própria corrida. Gente, é fácil ter uma vida saudável e se deliciar com os melhores sabores da vida... melhor ainda quando sua saúde ta 100% que ai pode-se aproveitar sem medo.

 
E lembrem-se: Cuidem dessa cut cut fofa que o papis fez com gosto junto com a mamis e sejam felizes pra aproveitar a vida

Abraços efusivos e Beijos no cérebro... Deliciosamente "saudabilíssimo"
Jú Lins – A Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails