quarta-feira, 30 de março de 2011

Olha a dengue aiii gente!


Buenas gente! Como vocês estão?
Bom, o post de hoje vai parecer um tanto repetitivo devido ao tema,mas é inevitavel falar disso, já que o negocio está se complicando a cada dia que passa, e da pior forma possível pois, TODOS sabem como evitar esse tipo de doença que é a Dengue.
Masss, como vocês que nos visitam  são inteligentissimos e altamente responsáveis (a thithia aqui ta de olho viu) não custa nada bater nessa tecla, não é mesmo.

Os cuidados são simples e básicos que pode ser resumidos em uma única frase : NÃO DEIXE ACUMULAR ÁGUA!

  • Se você tem um vasinho de planta em casa, coloque areinha nos pratinhos, mas se você tem vaso de flores (sem ser plantado), que precisa ter água sempre e não gostaria de por areia (mesmo a colorida) pois acha que vai sujar, ficar estranho ou acha desnecessário, você pode tambem fazer uso da esponja floral...é até melhor pra as flores pois mantém o Ph necessário para sua duração/conservação e seu uso é facílimo: só deixá-la por 1 minuto num recipiente cheio de água e Voilá, ela sugará a água e tudo será resolvido..e o melhor: Sem mosquitinho! Vocês pode encontrar em qualquer supermercado Extra ou Pão de açúcar (pra quem ta em Sampa) ou em qualquer loja de artigos para jardinagem.





    •    Se você tem algum tonel, depósitos ou recipiente que não tem tampa coloquem algum tipo de tela para proteger,e se essa água não for para beber,coloque um pouco de cloro ou água sanitária. Isso ajuda a "quebrar" a película de impermeabilidade que existe na água e que fazem os mosquitinhos pousarem  e caminharem lindamente pra depositar os ovinhos.Lembrando de sempre limpá-los uma vez por semana lavando bem para tirar aquele "cebinho" das laterais.

    •  Garrafas de vidro devem ser colocadas de cabeça para baixo. Para facilitar, tampe o gargalo com rolhas ou algo do tipo(que seja resistente ou que não tultrapasse a água) coloquem-nas num local  protegido,que não tenham contato fácil com água e dentro de um saco de lixo preto resistente e amarrem SEM deixar abertura para o acúmulo de água(ou até mesmo em lixeiros de reciclagem específicos). As de plástico é sempre bom amassá-las e furá-las para evitar que elas virem um foco fácil. E SEMPRE gente, sempre que puderam levem para um centro de reciclagem... É mais que obrigação isso, porque lá eles dão um encaminhamento muito melhor do que ficar isso tudo entulhado em casa. O mesmo deve-se dizer dos pneus.

    •  SEMPRE mantenha a caixa d'água sempre lacrada e lixeira bem fechada!

    • Olho no vizinho!! Não adianta você se cuidar se o cara ao lado é displicente nisso. Quem paga o pato é todo mundo por causa dele. Se ele mantem algum esgoto ou algum "canos de escape" de água a céu aberto (seja da máquina de lavar,tanquinho ou whatever) ou de fácil acesso para o mosquito,converse com ele.Se isso ainda continuar denuncie sem dó. Tem cidades que multas chegam de 200 a 2000 reais por foco do mosquito!

    • Vaso sanitário, ralos e aquela bandejinha recolhedora de água da geladeira também pode ser foco.Mantenha o vaso sempre fechado (além de ser bem mais higienico isso tambem) e a bandeja é sempre bom recolher a água e lavar com sabão. Os ralos, mantenham sempre fechados sempre limpando e  verificando se estão entupidos.

    • Não seja porco! Lixo tem seu lugar e deve ser colocado onde merece! Junte seu lixo e coloque numa sacola plástica. Nada de ficar deixando jogado por ai tampinha de refrigerante, latinhas, casca de ovo, potinho de yogurte!!! 

      • Alerte a prefeitura! Qualquer eventualidade sobre focos de dengue que seja de responsabilidade do prefeito, denuncie. Casas fechadas e abandonada por causa de enchentes, ruas mal asfaltadas, buracos, bueiros abertos é de responsabilidade do PREFEITO e tem que ser denunciada SIM!

        Sempre fiquem de olho nos sintomas e corra para o hospital.Se precisar vá a mais de um!
        Muitas vezes, a dengue pode estar em seu estágio inicial ou ser da mais recente( a tipo 4) e o médico (não la muuuito do experiente) pode não reconhecer de cara e quem sofre com isso é você.

        Pois é gente, a dengue por aparentar ser bestinha (como uns e outros irresponsáveis pensam) está se transformando numa epidemia. Custa nada levantar o popozão da cadeira e fazer algo? acho que não ne!
        Então vamos lá, conto com vocês!!



        Abraços Efusivos e Beijos no Cerebro... Contra a Dengue!
        Jú Lins - A Bióloga




        2 comentários:

        1. Phato! Todos os anos, há muitos anos, as mídias repetem incessantemente sobre a necessidade de se tomar esses cuidados, e sobre o grande perigo que a dengue representa. Pra se ter uma ideia, os mosquitinhos, já neste mês, andaram enchendo a cara com 2 conhecidos meus lá na PB... É de lascar mesmo.

          E Ju, GENIAL a dica da esponjinha floral, mulher!

          Beeijos!

          ResponderExcluir
        2. Pois é Pri. Essa dengue está solando no Brasil inteiro. Ainda existe gente que tem a pachorra de falar que é so no interior,ou zona rural...whatever,mas ninguém se toca que na cidade grande,os focos estão maiores que nesses lugares.

          Rio de janeiro por exemplo, soube uma noticia ontem por familiares que la você vê casos de dengue em cada esquina, e mesmo assim muitas pessoas levam na brincadeira.

          A dica da esponja foi apenas uma das que ando bolando por aqui e que tem dado certo. Depois faço um post especifico sobre essas ideias.

          Beijooo

          ResponderExcluir

        Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
        Beijinhos :)

        Ad sense

        LinkWithin

        Related Posts with Thumbnails