quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A saga da escola 'perfeita' e do material escolar.



Oieeee genthyyyy... tudo bom com vocês? Faz teeempo que não apareço, mas é que as coisas estão se organizando ainda, e aos poucos, eu vou dado as caras por aqui.

Bom, hoje, a Bióloga que vos fala vai deixar um pouco o momento “biologuice” de lado pra falar de uma coisa que nos mata  – e consecutivamente o nosso bolso- no começo do ano e que dura até depois do Carnaval - não, não é a facada do IPTU- mas sim, a escola e o Material escolar dos nossos pequenos “anjinhos”.#TenhaMedo.

Tiro por mim, além de ser bióloga e professora - isso mesmo... Sou formada e tenho a paciência (sic) de ensinar aos pestinhas e anjinhos de muuitas mamães por aí- sou mãe de uma pestinha de quase 5 anos que há 1 ano já está na escola. Antes de qualquer coisa, gostaria de informar que em relação ensino/educação, saúde e bem - estar da minha filha eu sou EXTREMAMENTE chata, cabulosa, incoveniente... Praticamente um carrapato na unha encravada do dedo mindinho que bateu na quina da cama, e exijo da escola e dos professores a atenção e o regimento puxado que dou para os filhos deles... Sem contar que já estou por dentro de tudo, tanto da escola, como do lado de cá dos pais, o que ajuda bastante nisso.

A primeira escola que coloquei minha filhota, ano passado em PE, era de um regimento ímpar(estilo a nossa quando estudávamos em 1900 e lá vai bolinha). Em menos de 6 meses ela já estava lendo algumas coisas, e escrevia o próprio nome sozinha. Vim pra SP, em no período de 2 meses a tal “escola”(se é que pode se chamar assim, aquele muquifo) fez o processo que chamam de “desaprender”,sem contar que eu tinha que EXIGIR a escola lições de casa todos os dias da semana, porque a tal professora esquecia de mandar (sem contar que ela “esquecia” moooonte de outras coisas, que é considerada mau trato pelo estatuto da criança e do adolescente, mas isso não vem ao caso).
Em setembro do ano passado, tirei a filhota dessa escola, e só agora pus em uma que eu achei relevante (depois defazer uma triagem no estabelecimento, onde o espaço é o equivalente a um pequeno salão de festa do condomínio...isso mesmo, a escolinha É no meu condomínio), BUT veio o porém de todo começo do ano: O temível material escolar.

A escola em questão, cobra – fora a mensalidade de R$ 260 - 480 reais pra ela mesma comprar todo material necessário exigido na relação deles. (Pois é, 480 reais... achei super exorbitante o valor...Poxa,quase o dobro da mensalidade em papel, cola e tinta...isso sem contar o valor dos livros!o material é de ouro é?) Pois bem,já começou errado por aí porque, segundo o PROCON, qualquer escola - em hipótese alguma- pode cobrar pelo material escolar, estipular o local de compra e nem a marca. Então pedi a lista do material e fui as compras.

Papel de tudo quando é tamanho, cor, espessura e etc. que você possa imaginar. Mas também tinha N coisas que achei exagero pra o uso individual no período de 1 ano de uma criança no Jardim 1, como por Ex: 10 metros de papel Kraft, 4 lapiseiras , 10 cola em bastão, 12 lápis preto, 5 metros de papel contact... Essas coisas que achei exagerada a quantidade, mandei metade ou valor aproximado – e mesmo assim, a escola me cobrou a outra metade,coisa que na vou mandar. Façamos as contas... a capacidade da escola é de 20 alunos... De cada 10 alunos: 40 lapiseiras?? 120 lápis preto??100 colas em bastão?? 50 e 100 metros de papel?? Oi?Como assim?? É pra uso individual ou uso coletivo (no caso uso dos professores e administração/secretaria da escola)? Tem que ver direito isso aê!

Daí você vem e me fala “Ah, mas toda escola é assim, TEMOS que fazer, TEMOS que comprar”...não é assim não...o PROCON fala que temos a OBRIGAÇÃO de comprar APENAS aquilo que for de uso pedagógico individual do aluno do qual somos responsáveis, nada além disso. O que for pedido fora disso, é considerado lista abusiva e você pode reclamar isso no PROCON ligando no 151.

Lista abusiva
A lista não pode conter materiais de uso coletivo, como copos descartáveis, produtos de limpeza, grampeador, giz para uso de professores e tinta para impressora, por exemplo. Esses artigos devem ser comprados pela própria escola, uma vez que já estão incluídos no valor da mensalidade paga pelos pais. Itens de higiene pessoal, por exemplo, podem ser pedidos, como toalha, escova e pasta de dente, pois são de uso exclusivo do aluno. Papel higiênico não, porque é umitem de uso coletivo.

Confira a lista de materiais quenão podem ser solicitados pelas escolas:
1. Álcool hidrogenado; 
2.Algodão; 
3. Bolas de sopro; 
4. Canetas para lousa (polit) e para retroprojetor; 
5. Copos descartáveis/garfinhos/pratos descartáveis; 
6. Cordão; 
7. Creme dental; 
8. Disquetes ou CD’s; 
9. Elastex; 
10. Esponja para pratos; 
11.Estêncil a álcool e óleo; 
12. Fita para impressora; 
13. Fitas decorativas; 
14. Fitilhos; 
15. Giz branco e colorido; 
16. Grampeador; 
17. Grampos/taxinhas; 
18.Lenços descartáveis; 
19. Medicamentos; 
20. Papel higiênico;
21. Papel convite;
22. Papel ofício colorido; 
23. Papel ofício (230 x 330); 
24. Papel para impressoras;
25. Papel para copiadoras; 
26. Papel de enrolar balas; 
27. Pegador de roupas; 
28.Plásticos para classificador; 
29. Caixa de fósforos; 
30. Sabonetes; 
31. Talheres descartáveis; 
32. TNT (tecidos não tecido); 
33. Tonner; 
34. Fita de caixa, fita dupla face.

Identificou bastante coisa nessa lista, não é? Pois é, eu também. Confesso que algumas coisas até eu comprei, pois não tinha a lista correta dada pelo Procon e também não tinha prestado atenção, mas outras, eu fiz questão de escrever lá na listinha ao lado de cada item: "uso coletivo, já está incluso no pagamento da mensalidade. Fonte: PROCON SP, informações ligar 151" e vou entregar junto com o material. (É, eu sei...eu não presto,mas pra mim, só funciona assim).

Lista correta
Os alunos são obrigados a comprar apenas o material de uso pedagógico, como cadernos, lápis,diferentes tipos de papel, réguas e tintas infantis, por exemplo, dependendo do ano que esteja cursando. O importante é que o material seja para uso dos alunos e não da administração da escola."

O superintendente do PROCON orienta que a entrega do material escolar pode ser feita de forma parcelada, de acordo com uso do aluno, e os pais devem fiscalizar e requerer a parte que não foi utilizada durante o ano letivo e reaproveitá-la no seguinte. Já os produtos de uso coletivo, a exemplo de copos descartáveis, papel higiênico, água potável e de limpeza, não podem ser cobrados pelo estabelecimento, uma vez que são de compra obrigatória da escola.

Viram?... a lei está do nosso lado desde 2007, só que poucos tem ciência disso. Façam valer cada R$ que vocês pagam.

Abraços efusivos e beijos no cérebro...ahhh, um xero na ponta da venta, seus lindos =D
Jú Lins - A bióloga A mãe

3 comentários:

  1. E quando se trata de escola pública? Como me posicionar se achar que o material pedido é demais?

    Na lista veio pedindo, por exemplo, caneta pra retroprojetor...

    ResponderExcluir
  2. a escola da filha da Ju é pública. se imponha! o que vale também é ir mandando o material aos poucos!

    ResponderExcluir
  3. Minha filhota ainda não estuda na rede pública...tive que coloca-lá na particular,pois estou esperando ser chamada e não quero que ela perca o ano novamente. Mas eu já estagiei e ensinei em escola pública e sei bem como funciona.

    Essa prática é considerada irregular, já que as instituições públicas recebem recursos para aquisição de produtos. As escolas mantidas pela prefeitura também recebem recursos em cinco parcelas bimestrais – destinados apenas à compra de material administrativo. O dinheiro para aquisição de produtos usados em sala de aula vem de um ou dois repasses do governo federal. O problema é que muitas vezes esses recursos chegam quando o ano letivo ja está começando.

    O que voce pode fazer é ir junto a direção da escola e ver o que está acontecendo...cobrar mesmo,eles tem o direito de mostrar se está realmente faltanto isso ou aquilo, pois tem escolas que realmente pedem e precisam da ajuda de alguns pais pra compra do material,mas tem outras que abusam disso.

    A maioria das crianças que estudam na escolas públicas são carentes e não tem condições de comprar esse "Excesso desnecessário" que a escola pede e o que acontece? boa parte dela deixa de ir pra escola por falta desse material.

    Escola pública ou não, voce TEM que ficar de olho..TEM que fiscalizar. Isso é um direito de todos os pais!

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails