terça-feira, 10 de abril de 2012

"Castigo"



Vocês sabem que não tenho filhos, certo?! Mas nossa colaboradora mor- a Jú - tem minha Espoletinha querida a Julinha. E como boa criança, adora ser mais esperta
que a gente e nos "dar um caldo"...rss






A Jú vai ensinar o Cantinho do castigo...e vou dizer: Funciona!
"O cantinho de castigo (ou disciplina,como alguns falam) eu fiz bem simples, tive que comprar um banquinho só pra isso e coloquei no corredor que dá pro quarto dela. As regras eu sai catando imagens de um de seus desenhos favoritos e de acordo com cada regra, eu fui procurando imagens que se encaixassem. O intuíto é disciplinar mesmo, sem ter peninha ou dó.
 Muitas crianças que eu vejo no meu prédio não tem um pingo de respeito com os pais e com ninguém, e isso eu não quero pra filhota."





"Dividi as regras entre virtudes (de verde) e defeitos (de vermelho). 
Se ela for contra as regras,eu dou 2 avisos, no terceiro ela fica de castigo no cantinho, se ficar lá numa boa (coisa que,mesmo depois de muito tempo, raramente acontece), eu faço a contagem (de acordo com a idade: Julinha eu coloco 4 minutos e meio,porque ela tem 4 anos e meio) e depois tiro, pergunto o que ela fez de errado pra ficar lá, e se ela vai fazer de novo, normalmente ela pede desculpas e fica numa boa. Mas se começar a chorar, gritar, espernear, querer rasgar (ela já rasgou um monte) eu só conto a partir do momento que se acalmar (Teve um dia que ela ficou meia hora gritando, se debatendo,mas me segurei e a ignorei até se acalmar).
E essas regras servem pra fora de casa tambem,viu.Sempre que vamos à casa de alguém, arrumamos um banquinho e se precisar, ponho ela de castigo lá mesmo. Prova disso foi quando fui a casa da Beta uma vez."
"Já o quadro das estrelas, eu comprei na 25 um quadro de metal (que servia pra por fotos) e uns ímas e fiz da seguinte forma: São 12 estrelinhas: duas para cada dia da semana (seg á sab), todo dia que ela se comportar bem (tanto em casa quanto na escola), não ficar de castigo e obedecer tanto a mim quanto o pai, ela ganha 1 par de estrelinhas que ela mesma põe no lugar(ela acha bem divertido isso).
Ela tem que fazer as estrelinhas da menina rosa chegar até o dedinho de cima da menina maior. Toda semana que ela conseguir completar, ela vai recuperar um brinquedo/algo que eu confisquei ou vai na salinha de brinquedo do prédio. Daí na semana seguinte, zera as estrelas e começa tudo de novo.
Se ela fizer conseguir os 6 pares de estrelas por 3 semanas, a última semana ela vai tentar conseguir levar a borboleta da menina pink pro dedinho de baixo da menina maior, pois se ela conseguir completar a última semana que fecha o mês, ela escolhe um lugar pra passear ou ganha um presente surpresa (no nosso caso é um peixinho beta).

Confesso que até hoje ela não conseguiu a borboleta. E as estrelas semanais ela chegou a ganhar 4 pares numa semana (é, ela sempre perde as últimas). 

No começo vai ser assim: no primeiro dia, vão ficar atentos... logo de cara eles decoram tentando não fazer nada de errado, depois de um tempo vai falar que não vai conseguir porque são malcriados ... vai ficar com raiva das placas, querendo rasgar e tudo,mas com o tempo (e muito tempo) vão se acostumando e ganhando as primeiras estrelas. 
Julinha veio quase completar a dela semana passada... e olhe que faz meses que aderi as regrinhas. No começo você vai achar que não vai funcionar,porque não nota mudança alguma,mas disciplinar é assim mesmo...demora,mas mudanças sempre vem aos poucos e um dia você vai notar isso,principalmente quando estão com outras crianças. Já perdi as contas de quantas vezes ela falou pra priminha ou pra alguma coleguinha que isso era feio, é falta de educação e que não pode fazer porque é contra as regras.
 
E outra "dificuldade":tem certas avós adooora interferir em tudo, inclusive nestas regras. Falam que é rígido demais, e muitas delas caçoam até. Já perdi as contas de quantas vezes bati de frente por causa disso.
O negócio é se manter firme e seguir com o esquema, pois todo mundo sabe que tem vó que ajuda e vó mima muito e isso acaba saindo do controle, até porque disciplina e educação é mais que um dever pros nossos pequenos ,é um direito pro melhor desenvolvimento moral de qualquer criança"




Vó adooora estragar...
Por um mundo com crianças mais educadas!
Beijinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails