terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Como fazer uma faxina no armário e na vida


Roupas, sapatos, perfumes, enxoval... tudo sempre acaba mesmo socado no armário. Na hora de achar alguma coisa, é aquela luta... Será que existe algum jeito de ter armários sempre arrumados e cheirosos?
Apesar das nossas boas intenções, armários e closets muitas vezes parecem assustadores buracos-negros, amontoados tanto de coisas inúteis quanto de lembranças queridas. Quanto mais a gente compra, mais problemas acaba criando, até que um dia, a simples rotina matinal de achar uma blusa ou uma calça vira um tormento e você já sai para o trabalho stressado -- isto se não estiver vestindo uma meia azul e outra preta...
Fomos perguntar para vários especialistas em bem-viver quais eram suas dicas para ter armários sempre em ordem. Confira o passo a passo e coloque logo em prática....Ah, antes de começar qualquer arrumação ou limpeza, experimente criar um clima especial, colocar uma música tranqüila ou gostosa, prender os cabelos, colocar (ou improvisar) um avental com grandes bolsos (para guardar aquelas miudezas que sempre sobram), respirar fundo por alguns minutos, tentando captar suas boas energias para a tarefa que vai começar...
Primeiro passo
Sabe aquele vestido curtíssimo de bolinha que você usou na festa de 15 anos da sua prima e que, embora nunca mais vá ser usado, permanece guardado em alguma gaveta do seu armário? Doe, assim mesmo, sem piedade. Segundo o Feng Shui, a milenar filosofia chinesa do equilíbrio e da harmonia ambiental, guardar coisas que a gente nunca vai usar não é bom: atrapalha o fluxo de energia e pode até fazer a vida estagnar, sob o peso das coisas inúteis.
Por isso, o passo número um de toda e qualquer arrumação é: evite guardar aquilo que desnecessário. "Precisamos tirar o velho para dar espaço ao novo", ensina Adrianne Frattari, especialista em Feng Shui. Separe as roupas e sapatos que não servem e doe para entidades ou associações que poderão aproveitá-las melhor. Existem várias organizações que aceitam doações de roupas e sapatos.
Na hora da separação dolorosa, use a regra de ouro: se faz mais de um ano que você não usa, doe. Não se culpe, aquilo que não serve para você pode fazer uma outra pessoa feliz. E se quiser mesmo guardar de lembrança o vestido dos seus 15 anos, mande lavar, embrulhe em papel de seda (de preferência azul-claro, para não amarelar) e coloque no alto do armário. Mas cuidado, sua casa é um lar, não um museu! Manter tudo limpo e organizado é fundamental para garantir um bom fluxo de energia nas áreas do Ba-Guá afetadas. (Saiba como usar o Ba-Guá no curso de Feng Shui do Árvore do Bem)
Para não deixar para trás peças-chaves a consultora de moda Gloria Kalil dá as dicas. “ É sempre bom guardar peças étnicas, como aquela saia que você trouxe de Marrocos, aquela bata da Índia, pois são roupas que não mudam muito com o tempo e sempre voltam á moda. Jeans básicos, terninho preto, roupas que tenham um corte bonito, um bom tecido, mesmo que você tenha usado bastante, vale a pena guardar. Agora, jamais guarde aquelas peças superfashion, ou ligadas diretamente à estação. São modismos que não voltam”.
De modo geral, são excelentes candidatos à lata de lixo ou aos programas de reciclagem:
Remédios com data de validade vencida; Amostras de cosméticos que você ganhou há mais de um ano; Cosméticos e, especialmente, protetores solares, com prazo de validade vencido; Revistas e jornais que você prometeu há mais de um ano ler e ainda não "teve tempo". Se você tiver filhos em idade escolar, guarde apenas uma meia dúzia das mais coloridas para as inevitáveis "pesquisas"; Aquele monte de sacolas de compras socadas num canto de armário.Segundo passo: limpeza energéticaAntes de passar para a próxima etapa, é fundamental fazer uma boa limpeza. A boa regra para não esquecer nenhum cantinho é começar de cima para baixo e da esquerda para a direita.
"Algumas gotas de cânfora diluída em álcool ou uma tampinha de amoníaco na água são excelentes para fazer uma faxina energética nos armários”, conta Adrianne. Use sempre um pano macio e bem limpo, enxagüando várias vezes e torcendo muito bem, para não umedecer demais a madeira.
Depois da limpeza, experimente colocar sachês com fragrâncias suaves em alguns cantos estratégicos. Dá um toque especial.
Fátima Leão, estudiosa da Aromaterapia e consultora do Árvore do Bem, indica o óleo essencial de Tea Tree para perfumar os sachês ou para pingar em pequenos pedaços de madeira porosa, colocados nos cantinhos dos armários. É um óleo essencial antifungos, antibactérias e antimofo. “Como seu odor é medicinal, é bom misturá-lo com óleo essencial de Cedro ou Pinho”, avisa Fátima. A proporção é a seguinte: 1/3 de Tea Tree para 2/3 de Pinho ou Cedro.
Terceiro passo: organizando as coresNa hora de colocar as roupas em ordem, Adrianne Frattari sugere que você arrume as peças, tanto nos cabides quanto nas gavestas, utilizando uma seqüência de cores.
Você pode agrupá-las conforme as cores do arco-íris: - vermelho - laranja- amarelo- verde- azul celeste- azul índigo- violeta
Ou pode usar uma técnica ainda mais sofisticada. Arrume as suas roupas acompanhando o mantra OM, a seqüência das seis palavras verdadeiras, uma tradição da espiritualidade hindu e que também é utilizado no budismo. É um símbolo tanto visual como sonoro, por isso, a cada som corresponde uma cor:
OM - BRANCO
MA - VERMELHO
NI - AMARELO
PAD - VERDE
ME – AZUL
HUM – PRETO
Muitos especialistas em organização são apaixonados pelos cabides de plástico. Além de mais baratos, a vantagem é que você pode usar o mesmo cabide para pendurar uma roupa para secar e guardar no armário. Mas mesmo que você escolha outros tipos de cabides, tente comprar uma boa quantidade deles. Pendurar roupas em cabides iguais cria uma sensação instantânea de ordem.
Existe no mercado uma grande variedade de "organizers", minigavetinhas para bijouterias, colmeias para calcinhas, sutiãs e meias, sacos plásticos para malhas. Se achar que estes acessórios podem ajudar você a manter o armário sempre em ordem, não hesite. Lembre-se de que é sempre melhor arrumar todos os dias apenas aquilo que ficou fora do lugar ou a roupa que você usou para trabalhar.
Excesso de bagunça acaba sendo uma fonte de tensão. Para alguns, os armários são o símbolo da nossa mente e podem até ser muito reveladores do nosso jeito de raciocinar, pensar a vida, lidar com os problemas. Vale a pena, por conta disso, dedicar algum tempo para conservar seu armário com carinho...
Atenção: cuidado com os sapatosPara muita gente (especialmente para as mulheres), sapatos são objetos permanentes de desejo. Mas por mais que você adore os seus, nunca os deixe junto com suas roupas. "Os sapatos são a capa de proteção dos nossos pés e absorvem todas as impurezas e energias de solo por onde nós passamos", explica Adrianne.
Além disso, eles não são limpos com tanta freqüência, por isso não é indicado que fiquem tão próximos das roupas que você coloca junto ao seu corpo, em contato direto com sua pele.
“Organizá-los em caixas ou em embalagens plásticas ou arrumá-los naquelas sapateiras que são especiais para pendurar no cabideiro são soluções boas para quem tem pouco espaço. Mas o ideal mesmo é organizá-los em um móvel separado", conclui Adrianne.

2 comentários:

  1. Já fiz isso, e o mais legal é que no meio da arrumação sempre arrumamos roupas legais que estavam esquecidas, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Vc pegou o espírito da coisa! rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails