sábado, 21 de fevereiro de 2009

"Carnaval"


No verão o corpo pede água e, durante o Carnaval, a ingestão de líquidos e os cuidados com a pele devem ser redobrados. A exposição aos raios solares é grand,e e a chance dese sofrer com problemas como desidratação e queimaduras de pele aumenta.
A nutricionista funcional Daniela Jobst recomenda uma alimentação especial para esse feriado especial.
Cuidados com a pele
Daniela sugere a ingestão de diversos nutrientes, explica em quais alimentos eles podem ser encontrados e quais os benefícios de cada um. E veja a que ponto chegamos: até nutricionista recomenda uso do filtro solar! “a alimentação e a proteção exterior se complementam em defesa do corpo e do organismo”.
1. Ácido alfa lipóico –Tem características antiinflamatórias, reduz o nível de vermelhidão da pele (PPL pós-sol) e de cicatrizes. É encontrado em carnes de aves, grãos e óleos.
2. Apegenina – diminui o risco de câncer de pele. Encontrada em frutas e ervas - cereja, limão, maçã, tomate e brócolis.
3. Betacaroteno – antioxidante para a pele, evita manchas pós-sol. Encontrado em vegetais e frutas de forte tom amarelo/ laranja, e em folhas verdes escuras (cenoura, batatas-doce, abóbora, beterraba, melão, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego, espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola e agrião, aspargo, ervilha e ameixa)
4. Cacau – possui flavonóides, protege contra a luz, melhora a superfície da pele e hidrata.
5. Chá verde – antioxidante/ protege contra radiação ultravioleta.
6. Genisteína – ajuda a evitar câncer de pele e aumenta as enzimas antioxidantes. é encontrada na soja.
7. Licopeno – antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Encontrado em alimentos como tomate, melancia, beterraba, pimentão.
8. Luteína e Zeaxatina – melhora a hidratação da pele, e contém agentes que protegem o globo ocular e são fotoprotetores Encontradas no milho e seus derivados.
9. Romã – Reduz o nível de flacidez, rugas, tem ação antioxidante e fotoprotetora, por potencializar a ação do protetor solar.
10. Vitamina E - Age como (mas não substitui um) filtro solar. Encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc.) e no gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.
Cuidados com hidratação
Daniela sugere a ingestão de muito líquido. Conheça os benefícios de cada um e as melhores opções.
1. Água – hidratae não engorda
2. Água de coco – hidrata e alimenta com poucas calorias.
3. Chá gelado – hidrata e é antioxidante. Tem catequinas que ajudam a combater o envelhecimento da pele causado principalmente por exposição aos raios solares. Deve ser tomado sem adoçante, ou pode-se adicionar adoçantes não artificiais. Não misture com limão porque, além de manchar a pele no sol, diminui a propriedade das catequinas.
4. Frutas – algumas contêm significativa quantidade de líquido, como melancia e melão. Deve-se ingerir três porções ao dia
5. Isotônicos – se for pular na folia por mais de 2 horas vale a pena, se não opte por outros líquidos devido às calorias.
6. Sucos – os sucos podem também alimentar, assim como a água de coco, mas eles contêm mais calorias. Dê preferência aos naturais.
A nutricionista ainda recomenda refeições leves, mas bem coloridas. Assim, você garante a ingestão de todos os nutrientes.

Um comentário:

  1. Oi Beta,

    Lendo o seu blog eu fico até com vontade de ser mais saudável, sabia? Hoje almocei um filezão com molho branco nada comportado, hahaha!!!!

    Mas, tudo bem, domingo é dia de aprontar um pouco.

    Beijos,

    Bela

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails