quarta-feira, 21 de outubro de 2009

como driblar a TPM

No período que antecede a menstruação, de sete a 11 dias, o corpo incha, a cabeça dói, o apetite e a ansiedade aumentam. É a bendita TPM (tensão pré-menstrual).

Principais sintomas: baixa produtividade, falta de coordenação, dificuldade de concentração, ansiedade, dor muscular, dor de cabeça, depressão, alteração do apetite, ganho de peso ou sensação de inchaço, distúrbios do sono, hostilidade, instabilidade, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição, diminuição do interesse pelas atividades habituais, esquecimento e fadiga entre os mais de 150 sintomas existentes.

Confira algumas dicas para driblar esses efeitos tão chatinhos:

Se você tem tendência a inchar, deve diminuir a quantidade de sal na alimentação. Tire o saleiro da mesa, evite os embutidos (salsichas, salames), alimentos industrializados (sopa pronta, caldo de carne) e certos temperos como shoyu. Mantenha uma garrafa de água à mão e beba sempre.

Coma alimentos diuréticos (abacaxi, pêra, melancia, morango, alface, chuchu e pepino).

Evite tomar café depois das 16h: a cafeína pode atrapalhar seu sono e aumentar a irritação. Muita calma nessa hora: prefira chá verde, de carqueja, melissa ou erva-doce.

Seu desejo por doces, massas e pães tem explicação. O carboidrato ajuda a aumentar os níveis de serotonina, substância que gera bem-estar e está relacionada à mudança de humor. Mas isso não significa que você pode comer uma caixa inteira de bombons ou exagerar na batata frita. Para não engordar, o ideal é comer batata assada ou cozida e massas leves. No final da tarde, período em que a serotonina está mais baixa e você provavelmente estará doida por um docinho, o truque é cortar uma barra de chocolate ao leite de 30 gramas em pedacinhos e comer aos poucos.

Procure se mexer: caminhe, vá dançar, jogue vôlei. Exercícios físicos estimulam a liberação da endorfina, substância ligada ao prazer e ao bem-estar. Uma dica legal é fazer uma caminhada após o almoço.

Evite alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café, chocolate, mate, chá preto, guaraná e refrigerantes à base de cola. A substância intensifica a ansiedade e a irritabilidade.

Álcool desidrata o organismo e altera o estado emocional.

Não fume. O cigarro possui substâncias estimulantes que pioram os sinais da TPM, como a irritabilidade

Neste período, é comum ficar com a auto-estima baixa. Para levantar o astral, capriche no visual

Quando estiver muito irritada, procure andar, escutar uma música relaxante ou descansar

Fonte: Revistas Criativa e Marie Claire

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT502564-1664,00.html

Um restinho de semana organizada a Todos!

Beijinhos

Um comentário:

  1. Bem propício esse post, estou com vontade de me enfiar num buraco. Já recusei convite pra uma festinha, que coisa miserável essa tal de tpm... e a casa então? só de pensar em fazer algo dá vontade de chorar. Parabéns pelo blog, tenho visitado sempre. Beijos...

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails