sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Crianças

Como as crianças deveriam se alimentar no período escolar?

O período escolar atualmente divide-se em 3 possibilidades: período integral, em que as crianças permanecem na escola no período da manhã e no período da tarde e devem receber 5 refeições: café-da-manhã, lanche da manhã ou horário da fruta, almoço, lanche da tarde e jantar ou horário da sopa; período intermediário, que é meio período da manhã mais meio período da tarde, em que as crianças devem receber 3 refeições: lanche da manhã ou horário da fruta, almoço e lanche da tarde; e meio período, em que as crianças devem receber apenas uma refeição: o lanche da tarde, e os pais podem optar pelo jantar ou horário da sopa como um complemento ou uma facilidade.

Café-da-manhã: deve ser composto por leite, suco ou chá e um bolo simples (sem recheio), sanduíche quente e bolacha sem recheio.

Lanche da manhã: pode ser uma fruta, uma vitamina ou um mingau.

Almoço: deve conter uma porção de arroz ou macarrão, uma porção de carne, uma porção de legumes cozidos e uma porção de salada.

Lanche da tarde: um suco e uma torta salgada, ou sanduíche frio ou cereais com iogurte.

Jantar: uma sopa com macarrão e carne ou de legumes, sopa de feijão.


Se houver dois intervalos na escola, a criança deverá se alimentar nos dois períodos?

A criança precisa de no mínimo 5 refeições diárias, completas em quantidade e qualidade, não devendo ultrapassar 3 horas após a última refeição. Por exemplo, se a criança ficar na escola 6 horas, deverá ter 2 refeições.

Como montar um lancheira saudável?

Primeiramente a lancheira deverá ser térmica para que possa manter a temperatura adequada e longe de contaminação. Um lanche completo deve ter uma opção de produtos lácteos, uma opção de produtos de panificação e uma opção de fruta, que pode ser tanto na sua forma natural quanto na forma de suco natural. Por exemplo:

Exemplo 1:

1 leite com achocolatado
1 pedaço de bolo de fubá sem cobertura
1 maçã

Exemplo 2:

1 suco natural de fruta
1 sanduíche natural com queijo, peito de peru e tomate
1 salada de frutas

Exemplo 3:

1 copo de vitamina de banana
5 bolachas de aveia e mel
1 potinho de mamão picado

Exemplo 4:

1 iogurte de frutas
2 bisnaguinhas de leite com requeijão cremoso e presunto
1 banana

O que os pais devem evitar na hora de montar a lancheira dos filhos?

Segundo a lei “Cantina Saudável”, está proibido o consumo de refrigerantes, chocolate, balas, pirulitos, bolachas recheadas, cobertura de bolo, alimentos com gordura trans em ambiente escolar. Muitas vezes, apenas o fato de estar no rótulo 0% de gordura trans não significa que está totalmente livre desse produto, mas não tem a quantidade que a Anvisa recomenda para tal nomenclatura. Devemos observar se nos ingredientes contém GORDURA VEGETAL HIDROGENADA.

A lancheira deve ser construída com alimentos os mais naturais possíveis e, se os pais não tiverem tempo para se dedicar a esse compromisso, sugiro que procurem escolas que ofereçam o lanche e que estejam regulamentadas de acordo com a lei que define a presença do profissional de nutrição nas escolas.

De quantas em quantas horas uma criança deve se alimentar?

Como mencionado anteriormente, a criança não deve ultrapassar 3 horas após a última refeição.

Quais os períodos mais indicados para o intervalo em uma escola? Por quê?

Tendo em vista que o almoço deve ser servido até as 12 horas, o lanche da tarde às 15 horas e o jantar ou sopa até as 18 horas, seguindo a norma de alimentação a cada 3 horas. Já no berçário a mamadeira deve intercalar as refeições, para aumentar a oferta calórica do? aporte de leite.

Quais as vitaminas necessárias para as crianças nessa fase de crescimento? Onde obtê-las?

O ferro, um mineral que faz parte da hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio para todo o corpo. O oxigênio é usado pelo organismo para a produção de energia, oxigenação cerebral e, consequentemente, para o (ou ‘favorece o’)aprendizado. Por esse motivo é de suma importância que crianças de idade escolar estejam com seus níveis adequados de ferro. O ferro se encontra em carnes vermelhas, principalmente no fígado, vegetais verde-escuros, feijão.

O cálcio, que tem como função primordial a formação de ossos e dentes, bem como sua manutenção. Outras funções importantes são: participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e também na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco. O cálcio deve ser bem disponível até os 18 anos para garantir nossa saúde óssea e dental. O cálcio está presente nos produtos lácteos e nos vegetais verde-escuros.

As guloseimas são permitidas uma ou duas vezes por semana?

As guloseimas devem estar presentes na alimentação infantil desde que a criança esteja saudável, mas não temos como dizer se é duas ou uma vez por semana. O importante é não se tornar um hábito diário e estar presente a ponto da criança preferir o sabor de guloseimas ao sabor maravilhoso das frutas e verduras. O consumo de guloseimas tem se tornado o principal motivo da epidemia da obesidade infantil e outras doenças. Sugiro que os pais deixem para ofertar esses alimentos às crianças no fim de semana, e que não tenham em casa, para não precisarem dizer não.

http://www.idmed.com.br/gravidezMateria.php?sessao=gravidez&topico=3&materia=42

Um restinho de semana organizada a Todos!
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails