terça-feira, 3 de novembro de 2009

Guia da caminhada

Tem gente que acredita que boa saúde e boa forma, só com horas a fio ralando na academia ou com muita simpatia e dietas mirabolantes, que nem sempre são garantia de sucesso. Mas uma atividade bem simples, que se faz quase sem perceber, pode ser o milagre que tantas procuram. E, diga-se de passagem, um milagre comprovado pela medicina: a caminhada. Essa é a forma mais fácil de colocar nosso corpo em movimento, fugindo do pior dos males: o sedentarismo. E o melhor, com custo zero.

Caminhar não significa, porém, simplesmente sair andando por aí. É preciso ter alguns cuidados básicos e a boa orientação de um médico ou de um profissional de Educação Física. Para adiantar seus passos, veja, agora, tudo o que você precisa saber antes de sair de casa.

A regra dos cinco

Horário e local - procure caminhar antes das 10 h ou depois das 16 h, para evitar os raios solares mais fortes e o calor intenso. 'Se o objetivo da prática for perda de peso, o melhor horário é o da manhã, por uma questão metabólica', revela o Dr. Marcos Brazão, coordenador da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do Cremerj. Procure um local agradável, onde o terreno não seja muito acidentado, e prefira grama, terra ou areia batida, evitando paralelepípedos. Se estiver chovendo, pode-se optar por locais cobertos, como áreas de lazer de prédios e até mesmo as esteiras indoor. 'Os benefícios são os mesmos, entretanto, existem trabalhos científicos mostrando que caminhar ao ar livre exerce um efeito positivo sobre a depressão e ansiedade', explica o Dr. Marcos.

Alimentação - atividade física não combina com jejum. Deixe de lado a tentação de pensar que com o estômago vazio se gasta mais calorias, porque há o risco de passar mal e até desmaiar por causa da hipoglicemia, ou seja, falta de açúcar no sangue. 'O ideal é que se faça uma refeição leve (sanduíche, fruta) com um suco até duas horas antes do início da caminhada', afirma o Dr. Marcos Brazão. Após o exercício, as recomendações seguem os mesmos critérios, sendo que alimentos à base de carboidratos e proteínas são os recomendados. E, assim, como em qualquer atividade física, deve-se tomar água antes, durante e depois de praticá-la.

Para se vestir - para caminhar, a roupa deve ser bem simples, leve e confortável, de preferência, de cores claras. Dispense as roupas sintéticas, porque o seu organismo precisa transpirar! Além disso, não vista as que prendem o seu movimento. Quanto aos pés, o calçado é muito importante. Você sabia que, numa caminhada bem ritmada, se dá cerca de 120 passos em um minuto? Imagine se os sapatos não forem confortáveis! O ideal é usar tênis com sistema de amortecimento e meias, para evitar bolhas.

Na bolsa - leve uma garrafinha com água e beba pequenos goles durante o percurso, porque o organismo precisa se manter hidratado. Leve, também, um boné, óculos escuros e protetor solar para se proteger do sol. Os especialistas recomendam, ainda, a utilização de um freqüencímetro para monitorar os batimentos cardíacos. E não se esqueça do relógio para marcar o seu tempo de caminhada!

Alongando - antes e após a atividade, é interessante alongar os músculos dos braços, do tronco, das pernas e dos pés. Marcello Barbosa, personnal trainer das atrizes Ana Furtado e Juliana Silveira, afirma que o alongamento, em si, não previne lesões, mas o aumento da temperatura corporal antes de uma atividade mais vigorosa, sim. Com isso, tem-se menos chances de câimbra e de noites mal dormidas por causa de dores musculares. Feito o aquecimento, você está prontinha para dar a largada!

http://www.bemleve.com.br/mostra_artigo_rewrite.php?id_artigo=1370

Uma Semana Organizada a Todos
Beijinhos

Um comentário:

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails