quinta-feira, 9 de setembro de 2010

5 dicas para reorganizar a sua alimentação

Buenas gente! Olha eu aqui de novo. Espero que tenham gostado das matérias anteriores,meu intuito é de informar e tirar duvida de vocês. Bom, o post de hoje falará de algo que muita gente se enrola quando se toca nesse assunto: Controle da alimentação. Xiiii

É pessoal, poucas pessoas sabem, mas um desajustezinho nessa parte tão importante para o desempenho saudável do nosso organismo,pode desencadear sérios problemas...o primeiro é o aumento de peso, pressão e por ai vai. No mais, como cientista e amiga de vocês, vou dar umas diquinhas básicas pra evitar uma dieta/alimentação descoordenada. Mas calma, não vou exigir que tenham que comer vento feito miss, é apenas uma organização ‘basic’ pra vocês.

1º Pressa é inimiga da refeição: o ditado um tanto adaptado, mas que cai bem. Nos dias de hoje, a rotina é cada vez mais apertada, não temos tempo pra almoçar em casa e corremos pro primeiro lugarzinho que vende comida e literalmente devoramos,engolimos tudo de uma vez. Isso faz com que você coma muito além do necessário e não perceba o momento que está satisfeito. O cérebro fica sobrecarregado de tanta informação que nem se toca o momento certo de soltar o alarme para você parar de enviar comida. Sem contar que na pressa, você praticamente não mastiga, o que acarreta uma série de problemas de má digestão, obesidade e até mesmo a síndrome metabólica (elevadas taxas de glicemia, colesterol, triglicerídeos, pressão e etc);

2º De belisco em belisco... : uma pratica comum de todo mundo é ficar beliscando a comida fora de hora. Isso ocorre porque o cérebro percebe que o organismo não obteve os nutrientes necessários e começa a mandar mensagem não de fome, mas de vontade de comer pra suprir justamente o que ficou faltando. Daí vocês perguntam: ”poxa, ele pede pra comer besteira?” Pera láaa,não é nada disso gente,a culpa não é dele. O cérebro dá um alerta que está não tem energia suficiente pra o corpo trabalhar, e energia pra ele são os açúcares (a glicose dos doces e massas ou frutose, lactose...etc) e gorduras( gordura saturada e insaturada),quem escolhe o meio de carregar essa energia e você e não ele.Para que isso não aconteça vou explicar melhor no tópico a seguir.

3º Amarelinha das refeições: Pular refeição, isso todo mundo faz, querendo ou não faz. Principalmente aqueles que estão de dieta e acha que não comendo emagrecem mais rápido. Engano deles, meus caros. Uma vez que você atropela uma refeição, isso faz com que o seu corpo acumule gordura pra compensar a falta de energia nova... E também acumule a fome fazendo com que o cérebro ative o sensor de reposição energética, ou seja, você mais que dobra a quantidade de alimento necessário. Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar desencadeando uma série de problemas. O ideal é fazer refeições a cada 3 ou 4 horas garantindo maior saciedade evitando os beliscos e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.

4º Comer assistindo TV: quem ai não fez isso que levante a mão?Nem adianta mentir que eu leio pensamento também viu =op. Ao comer assistindo TV ou lendo, teclando ou escrevendo um post pro blog faz com que o cérebro fique a mil e acabe se distraindo nas suas funções, não conseguindo mandar os comandos certos para acelerar o metabolismo, pois está retendo várias informações ao mesmo tempo: absorvendo o que você está assistindo e coordenando a alimentação. O ideal é se alimentar bem longe disso, com calma... Colocando porções relevantes e não aquelas que você fica parecendo um Kiko de boca cheia, mastigando bem. Faça o teste e você verá que comerá 20% menos do que antes.

5º Carboidratos excessivos em ação: mais conhecidos como doces, massas, farinha branca, pãozinho e chocolate, esses carboidratos simples vira e mexe acabam na nossa barriga bem além do que permitido. Só que esse além do permitido, eleva bastante os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o pâncreas bombeie mais insulina pra compensar a bagaça que o dono fez na tentativa de normalizar o sangue. PORÉM, ao fazer isso, invés de sentir-se saciado, o indivíduo fica com mais fome ainda porque o cérebro ficou doidão com a porrada de açúcar no sangue, e como foi tudo normalizado pelo pâncreas, ele envia sinais de fome querendo mais e mais açúcar, fazendo assim um ciclo vicioso infinito de carboidratos simples. Faça o teste: tente comer só 3 chocolates pra ver a reação que acontece.Você verá que não consegue parar tão cedo.

Gente, controle de alimentação é fácil de fazer e de manter. Vocês viram que não restringi ninguém a comer nada, só apenas se moderar e vigiar em relação aos maus hábitos que adquirimos.

Abraços efusivos e Beijos no cérebro... Beeem controlado.

Jú Lins – A Bióloga


Um fim de semana organizado a Todos!
Beijinhos

9 comentários:

  1. Ju não consigo me livrar (parcialmente) do carboidrato rsrsrs vira e mexe q nada... SEMPRE está na minha barriga... ainnnnnn Drama

    ResponderExcluir
  2. Sei como é isso Deisita.Mas é como eu disse, em excesso é que acaba mesmo com o organismo. Tenta maneirar aos poucos,por exemplo:se voce come 5 chocolates por dia, na primeira semana voce diminue um, na outra mais um...e assim vai. Com o tempo o seu proprio organismo vai se adaptando a essa nova fase.
    So ter um pouco mis de força.

    ResponderExcluir
  3. Ju estava mesmo precisando desse post!! Vc leu meus pensamentos! Eu preciso me reeducar já!!!

    Beijos

    @lis_endehors
    @coisitasdeluxo

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz mesmo por todos estarem gostando do post.

    Dea, carboidrato é problema,mas também é solução. Sem ele você não tem energia pra nada. Masss é sempre bom dar uma maneirada basic pra não exagerar na fonte de energia. ^.^

    Loliss que bom que te ajudeeei. Reeducação alimentar nunca é tarde demais pra se começar.

    Boa sorte pra todas vocês!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post de hoje.
    Muito legal.
    As observações são tão reais que me vi em todas elas...Até sento vc lendo meus pensamentos.kkkkk

    Bjus... e boa sexta feira.


    www.eueranormal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. kkkk ler pensamento? que isso, não aprendi essa prática... ainda=op
    Mas que legal K.K. Era isso mesmo que eu queria... desfazer aquela falação que ouvimos(e que muitas vezes nem entendemos) dos médicos e tornar mais acessivel pra todo mundo.

    Otima Sexta a todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!

    Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

    Beijos e sucesso!!!

    MEU BLOG LIGHT: http://www.sabrinamix.com/light

    ResponderExcluir
  8. Opa Sabrina, que bom que gostou do post.
    Passarei la concerteza
    Beijo

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails