quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Emagrecer às vezes pode ser doloroso.


Buenas gente, como estão indo?

O post de hoje é mais que um alerta, é um chamado pra que vocês evitem esse tipo de coisa. Bom, garanto que muito de vocês não estão satisfeitos com alguma coisa em seu corpo, seja o nariz, as bochechas, o bumbum, a barriga... E aqueles quilinhos a mais. E a vaidade vez ou outra fala mais alto que a própria saúde.

Dietas relâmpagos, exercícios em doses exarcebadas e pílulas para emagrecer. Isso é o que leva o desespero a ter um corpo “perfeito”. Sendo que muitas dessas façanhas em busca da perfeição, faz com que o seu corpo e consecutivamente a sua mente fique debilitado a ponto que sua recuperação seja quase irreversível.

Dietas da lua, da sopa, do ovo... Ou até mesmo a dieta sem comida, faz com que o organismo não tenha substâncias necessárias pra realizar suas funções essenciais e busque mais fontes de energia no próprio corpo, onde ele começa a consumir as gorduras em estoque, até aí tudo bem, pois querendo ou não, gordura todo mundo quer perder. Só que após isso são os músculos que começam a ser a nova fonte de energia. Uma prova disso são as pessoas com anorexia onde, literalmente, só tem pele e osso.

Outra coisa que é costumeira mais pros homens é o excesso de exercício físico. É inegável afirmar que todo e qualquer tipo de atividade física é ótima para o corpo e mente. Porém o seu excesso pode causar lesões sérias, atrofiamento de músculo e até mesmo perda total de movimentos ou funções. Exemplo disso são os jogadores futebol, tênis ou vôlei, que pelo excesso de atividade física e repetitiva, causa danos nas articulações ou músculos. (Eu mesmo tenho uma lesão séria no joelho causada pelo Voleibol, que me deixou impossibilitada de jogar pro resto da vida).

E por último, as pílulas de emagrecimento. Existem as naturais (chamados de fitoterápicos) que ajudam na absorção de gordura e eliminam com facilidade, esses são mais indicados, pois por serem naturais, não agem no sistema nervoso e nem altera na rotina funcional do organismo. Porém, por ser natural, sua ação demora a fazer efeito, pois vai de acordo com o ritmo do corpo de casa um. E é ai que vem o perigo.

Pra ter mais eficácia e rapidez, muitas pessoas utilizam dos inibidores de apetite, pois o que você demoraria 3 a 6 meses para ter o resultado satisfatório , você vê em um mês. São as pílulas a base de cloridrato de sibutramina. Ela é indicada para pessoas com o IMC (índice de massa corporal) bem acima do permitido, ou seja, aqueles que têm obesidade mórbida, e ainda assim sobre controle médico, pois essa medicação é um tanto perigosa. Mas mesmo assim, tem gente que faz uso dessa medicação e os efeitos colaterais são perigosíssimos.

Confesso eu que uns 8 anos atrás, quando era beem mais nova, fiz uso dessa medicação. Na época qualquer medico poderia indicá-la... Ele realmente inibe o apetite, você come um pires de comida e fica super satisfeito, mas em contra parte os efeitos foram horríveis: tive picos de pressão alta, taquicardias, tonturas, dores de cabeça insuportáveis, irritabilidade extrema, tremores e suava frio direto... Em menos de uma semana perdi 5 Kg, mas fiquei pra morrer e nem pensei em terminar a 1ª cartela. Depois disso resolvi pesquisar sobre a pílula e vi que ele age no sistema nervoso central o que ajuda a ser um medicamento viciante, para que ele possa enganar o cérebro inibindo a vontade de comer, em compensação, age em outras áreas essenciais do corpo, podendo até induzir um infarto ou derrame. Hoje eu vejo e prefiro passar horas correndo e fazendo abdominal, do que encarar outras dessas.

O nosso corpo não precisa de ações bruscas para que ele atinja o molde ideal para nos sentirmos satisfeitos, até por que, de que adianta ter um corpo perfeito se nosso organismo fica debilitado? Uma dieta prescrita por um endocrinologista, exercícios físicos indicados por gente especializada atua mais e melhor, sem contar que é bem mais prazeroso.

É isso gente, pensem bem antes de encarar umas dessas “atividades de escape”. Corpo legal é super bonito,mas seu organismo estando 100% é melhor.

Abraços efusivos e beijos no cérebro... Saudável!

Jú Lins – A Bióloga

Um restinho de semana organizado a Todos
Beijinhos

5 comentários:

  1. É complicado, né Beta? A gente quer emagrecer mas não quer sofrer, e bem como vc disse , o processo é doloroso, mas com uma dieta restritiva ( feita por um nutricionista) e exercicios a gente consegue, é só querer!
    Beijão e uma ótima quinta-feira!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Doidera e Helena.
    Nos ultimos anos nota-se que as pessoas se "espelham" bem mais(mesmo sem querer)numa imagem um tanto ilusória da perfeição que acaba sendo muito perigoso.
    Tudo que envolva o nosso corpo tem que ser feito com bastante cuidado e acompanhado por especialistas (seja nutricionista,endocrinologista-esse eu sempre indico mais,pois ele faz sua dieta de acordo com sua alteração/estabilidade hormonal- cardiologista e cia).
    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  3. Puxa lendo sobre isso lembrei de outra coisa: o efeito rebote. Eu tomei sibutramina depois de sofrer um acidente que me deixou meses de cama, e eu engordei muito. Como não podia fazer exercícios aeróbicos, o médico receitou. Eu emagreci e tal, mas depois que parei o remédio, engordei mais do que no começo do tratamento. Sei que quando eu voltar no médico provavelmente ele vai querer que eu tome, mas junto com isso quero começar uma reeducação alimentar, pra quando parar de novo, não sofrer o rebote.

    ResponderExcluir
  4. Oi Celuppi. Isso sempre acontece com todo mundo que se submete a uma dieta.Esse efeito rebote acontece tanto em dietas movidas a medicamentos(acho que ocorre com mais intensidade,pois ele altera seu metabolismo através do sistema nervoso) e dietas comuns. Quando damos aquela pausa indefinida, o organismo meio que se sente aliviado da pressão de não comer, e aí ele se solta aos poucos que nem sentimos... e quando damos conta, engordamos. Por isso é bom sempre manter uma atividade física regular, pois se caso acontecer esse "despertar" do organismo, tem o exercicío físico pra compensar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails