sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O banheiro e suas amigas bactérias

Buenas gente! Como vocês estão? Espero que estejam gostando da minha atuação no blog. Bom, mas vamos ao que interessa. O post de hoje está mais pra um alerta do que um post de informação em si. Vamos fala de Bactérias (eca!) existentes no nosso banheiro que penamos tanto pra limpar toda semana. Por mais que lavamos bem ele, sempre tem algo que deixamos prá trás ou simplesmente não lavamos direito ou no tempo certo.

Mas qual à hora exata de dar uma limpada no banheiro? A resposta está na mosca. Não, não to maluca, mas prestem atenção numa coisa: Quem aí já não viu aquela mosquinha pequenininha que sempre aparece na parede do banheiro? Ninguém sabe de onde ela vem, não é, mas vira e mexe ela aparece lá.

Essa mosquinha aqui é Green Fly, ou mais conhecida como mosca-de-dreno e elas são inquilinas assíduas dos banheiros de vocês, pois lá elas encontram um banquete enorrrme para a sobrevivência das suas larvas. Onde? Nos ralos... Isso mesmo. Notem uma coisa: Na boca do ralo e nas paredes dos canos internos formam uma gelatina estranha não é, pois então, essa gelatina é constituída por bactérias. As moscas por sua vez depositam os ovinhos lá e ficam no banheiro de vigília. Daí os ovos eclodem e sai larvinhas que se alimentam daquela gelatina bacteriana até crescerem, se tornando moscas e assim continua esse ciclo. Elas são ofensivas? Não, podem ficar despreocupados disso, mas elas são ótimas indicadoras de que seu banheiro precisa de uma lavada urgente.

Eis uma dica de um biomédico ex professor meu de como se livrar da gelatina do ralo e consequentemente das moscas, você vai precisar de: água sanitária, detergente e água normal. Em um recipiente você coloca 2 copos de água e 8 gotas de detergente (já é mais que suficiente) em um outro recipiente você coloca um copo de água sanitária pra um copo de água. A solução da água com detergente vai servir pra você limpar o ralo e o cano, faça uso de uma escova e luva pra poder tirar toda a gelatina desses lugares. Depois disso você vai usar a segunda solução de para desinfetar o ralo... Não é preciso escovar. O ideal é fazer esse processo 1 vez por mês.

Outra coisa que não damos conta é a descarga. Quem de vocês não já fez ou faz isso: dar descarga com a tapa aberta? Pois é... Eeeis o perigo. Por quê? Na verdade a descarga meio que se torna um Spray gigante, duvida? Então façam o seguinte, pegue um espelho, coloque em cima do vaso, de descarga e depois olhe como ficou. Vai parece que pegou um borrifador e usou no espelho. Pois é, a descarga faz a mesma coisa, porém junto com a água, ela borrifa numa altura de 6 metros uma série de bactérias fecais, mas como seu banheiro não tem 6 m de altura, as bactérias ficam perambulando pelo seu banheiro por até 2 horas. Ta, até ai tudo bem, e o que eu tenho haver com isso? Você não, mas suas escovas sim. É, se você coloca a sua escova em qualquer lugar que seja sem aquela capinha de proteção, as bactérias certamente vão parar lá de primeira, e como elas são invisíveis a olho nu, você usará a escova normalmente. Isso até explica o porquê de ás vezes alguém na sua casa está com diarréia e várias pessoas começam a ter logo em seguida, onde julgam ser uma virose que não sabe de onde pegou... Mas agora sabem.

Então, pra evitar isso, nunca guarde sua escova sem a proteção das cerdas, nunca a guarde molhada ou a enxugue na toalha de banho... Sempre dê aquela batidinha pra tirar aquele excesso de água pra depois guardá-la... E sempre respeite a validade de uso: 2 meses para de adulto e 1 mês pra de criança (elas tendem a morder as cerdas). Você pode também fazer uma esterilização com uma substância chamada prepara pra sopa de letrinha Gluconato de Clorexidina a 0,12% calma que tem na farmácia. Só colocar 3 gotinhas sempre após cada escovação e pronto, já está esterilizada.

É pessoal, por mais que limpemos a nossa casinha, sempre tem um lugarzinho pra essas amiguinhas aparecer e nos pregar uma peça. E vocês que são meus queridos pupilos não vão me dar uma desfeita dessas vacilando desse jeito não é. Então, já pro banheiro dar uma geral lá!

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro... Livre das mosquinhas!

Jú Lins – A Bióloga


Gente, eu juro que fiquei com um mega nojo com a história da descarga com tampa aberta. confesso que fazia isso, vou me policiar daqui pra frente! ecaaaa!

Um fim de semana organizado a Todos!
Beijinhos


3 comentários:

  1. Dicas importantes, é sempre bom a gente ter uma precaução especial nos banheiros.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. uma grande fonte de doença e bactéria

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pois é.
    A gente se empenha tanto pra limpá-los e sempre deixamos algo que não "vemos" escapar.
    Beijo

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails