sábado, 30 de outubro de 2010

Como lavar e cuidar de pincéis de maquiagem.



Porque devemos lavar e manter nossos pincéis limpos? Porque devido ao constante contato com a oleosidade da nossa pele e agentes no ar a chance das bactérias se proliferarem no pincel é muito grande, podendo causar alergias e danos graves à saúde da pele, por outro lado estando limpos, a durabilidade deles aumenta e o resultado da make fica perfeito (sem resíduos de outras makes). Esse assunto é sério e como já tive graves problemas de pele me estendi nos detalhes do post, espero que gostem!

Como guardar os pincéis de maquiagem?
Para carregar na bolsa: Coloque-os numa cartela própria para evitar que se deformem. Use cartelas, aquelas carteiras com separadores, pois deixar os pincéis soltos numa necessaire danifica as cerdas e diminui o tempo de vida delas.
Para ter em casa: Coloque os em suportes ou copos, sempre com um protetor nas cerdas que devem estar viradas para cima.
Matenha-os separados de acordo com a cor e tipo de produto, por exemplo: os usados para passar sombra preta devem ficar separados das demais cores e os usados para passar base líquida separado dos de passar base creme, pincéis para produtos líquidos separados dos pincéis para produtos em pó e assim sucessivamente.
Guarde seus pincéis fora da luz direta do sol, não os deixe na pia do banheiro, pois com o tempo, fibras naturais e sintéticas tendem a estragar se expostas diretamente à luz do sol e umidade, caso haja algum resíduo de produto entre as cerdas, o calor vai fazer esse produto endurecer!
Dica: Quando compramos cosméticos aqueles pincéiszinhos são ótimos para levar na bolsa, se tiver muitos guarde-os dentro de um saco plástico individual "limpo" e tenha sempre um de reserva.
Como conservar seus pincéis de maquigem?
É importante observar que cada tipo de pincel deve ser limpo de uma forma diferente.
Devemos realizar uma Limpeza profunda nos pincéis a cada 15 dias, ou de acordo com o seu uso de maquiagem, e devemos fazer a Limpeza diária toda vez que usarmos os pincéis antes de guardá-los.
Limpeza profunda de pincéis de cerdas naturais: Podem e devem receber o mesmo tratamento de um cabelo comum, devem ser lavados uma vez por mês com shampoo e condicionador como veremos mais abaixo.
Pinceis com cerdas artificiais: A lavagem convencional deve ser feita com muito mais cuidado, pois ela pode quebrar as cerdas ou descolá-las.
Esponjas: Devem ser lavadas com maior frequência e trocadas com regularidade para evitar o acúmulo de fungos.
Pinceis pequenos:  Aqueles usados para aplicação de sombra devem ter o excesso de pó retirado imediatamente após o seu uso passando a esponja dele num papel toalha bem limpo e seco.
Como lavar e limpar seus pincéis de maquiagem? Tudo o que eu faço em casa para manter os meus pincéis limpos!
Limpeza profunda de pincéis de maquiagem passo-a-passo:
Usando água morna, coloque as cerdas de seu pincel embaixo da água corrente, esfregando-as suavemente na palma da sua mão. Não mergulhe o pincel na água; você deve evitar molhar a parte em que os pelos encontram o cabo, pois a cola começa a se desintegrar mais rápido. Além disso, a maioria dos pincéis tem cabo de madeira, que em constante contato com a água, começa a apodrecer. Lembre-se também de segurar o pincel com as cerdas para baixo, assim a água não vai poder escorrer para a parte colada.
Coloque um pouquinho de shampoo e condicionador de bebê* na palma da sua mão e, com o pincel na posição inicial (evitando deixar o shampoo e condicionador escorrer para a base), esfregue as cerdas suavemente com os dedos.
Remova a espuma que se formou no pincel embaixo da água corrente, a água que escorre sai na cor das maquiagens que você usou e quando a água parar de escorrer colorida é hora de tirar o pincel.
Caso você não tenha água corrente morna em casa, pode também encher uma pequena bacia de água quente, esfregando delicadamente o pincel na palma da mão para remover os resíduos. Vá trocando a água até que ela pare de ficar colorida. Usando suas mãos, molde o pincel em sua forma original. Para fazer isso, é só passar os dedos sobre ele.
Para finalizar seque bem o pincel, dando batidinhas com ele numa toalha para tirar o excesso de água e depois com o pincel apoiado na parede com as cerdas para baixo deixe escorrer sobre uma toalha (sempre evitando que a água escorra para o cabo de madeira e a cola que prende as cerdas) deixe-o secando naturalmente.
 Caso você use seus pincéis na pele de outra pessoa (ou seja um profissional da área), siga os passos acima uma vez por semana, e aplique ao finalizar, no pincel, um pouco de álcool 70% com ação germicida e antisséptico.
* Eu uso os shampoos e condicionadores de bebê que são neutros e por serem mais delicados não há a possibilidade de irritação da pele na hora de passar o pincel no rosto.
Limpeza diária dos pincéis de maquiagem:
Uma receitinha caseira super básica para ter pronta e sempre a mão para limpar os pincéis após o uso.
Receita de limpador de pincéis:
1 xícara de chá de 200 ml de  água filtrada ou mineral
1/4 de xícara de chá de álcool 70% - elimina germes e é antisséptico.
1/2 colher de sopa de detergente gel neutro para o rosto* - de sua preferência (esse ítem pode ser retirado da fórmula)
1/2 colher de sopa de shampoo neutro - de preferência shampoo de bebê
1 colher de sopa de condicionador “leave in” líquido - de preferência de bebê - vai deixar o pincel bem macio.
Misture todos os ingredientes (sem bater muito para não levantar espuma) até estarem dissolvidos, coloque em um borrifador limpo (aqueles de R$ 1,99), molhe as cerdas (apenas as cerdas como ja frisei lá em cima) depois esfregue de trás pra frente numa toalhinha de papel ou num pano limpo até sair toda a sujeira.
Deixe o pincel secar inclinado (num ângulo de 180 graus) sobre uma toalha de papel ou paninho.
Dica importante: Toda vez que usar o seu pincel de boca, retire o que restou do batom com um lencinho de papel. Para quem usa muito os pincéis, eu indico lavar duas vezes por semana com o limpador e fazer a limpeza profunda a cada duas semanas religiosamente.
Últimas observações: É importante deixar os pincéis secarem na horizontal para que não fiquem úmidos na base e com mau cheiro, não coloque no Sol deixe secar sobre uma toalha naturalmente, nada de ligar o secador hein?! Meninas, pincéis são itens indispensáveis e por vezes muito carinhos para gente não cuidar bem, além da higiene perfeita da pele depender da limpeza deles.

No dia a dia podemos usar higienizadores de pincéis industrializados que custam cerca de R$50, mas a receitinha que dei acima cumpre muito bem o seu papel e custam bem menos!

Fico muito contente em colaborar com o Desbangunçando, leio sempre este espaço e poder estar aqui é uma honra!

Beijos,

Lis S.
@lis_endehors
http://coisitaseluxo.com.br
www.twitter.com/coisitasdeluxo

4 comentários:

  1. Olá!! Adorei o post, muito útil! Uma dúvida: os pincéis de batom também são limpos da mesma forma? Pergunto isso porque a consistência do batom é diferente, e o pincel fica melecado,rs. Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Mayra, os pincéis de batom devem ser limpos a cada utilização. Pegue um papel toalha e passe o pincel até sair todo o melado do batom (pois o restinho do batom pode endurecer e acumulam muita sujeira).

    Eu a cada quinze dias lavos meus pincéis de batom com o limpador da receitinha.

    Beijos,

    @lis_endehors do @coisitasdeluxo
    http://coisitasdeluxo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei este post!! Vi que faço praticamente tudo errado!! Mas agora aprendi hehe!!

    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Pati,
    se tiver alguma dúvida me passa eu falo com a Liss

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails