quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cinco dicas para se alimentar de forma saudável e sustentável

Buenas gente!Como estão as preparações pras festa de fim de ano?
Bom, o post de hoje vai ser um 'Copiation' de um artigo que vi do Greenpeace, no qual sou associada, e achei muito importante compartilhar com vocês.Espero que gostem!


Você sabe o que fazer para reduzir os impactos ambientais causados pela sua alimentação? Para os membros da Bon Appétit, é possível diminuir os danos globais com pequenas atitudes individuais. Pensando nisso, eles listaram cinco dicas essenciais para quem quer se alimentar com saúde, qualidade e respeito ao planeta.
1º – Não desperdice
Quando você joga comida fora, está transformando em lixo não apenas aquelas sobras, mas também toda a energia gasta para cultivar, transportar e preparar a refeição. Quando chega aos aterros sanitários, essa comida libera gás metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Por isso, compre e cozinhe apenas a comida que você irá comer. Se sobrar, guarde para a próxima refeição.
2º - Faça do “local e sazonal” seu mantra alimentar
Alimentos que são cultivados sazonalmente e dentro do perímetro da sua região geralmente emitem menos carbono na atmosfera. Por isso, essas devem ser as suas primeiras opções. Mas tome cuidado para não comprar alimentos cultivados em estufas aquecidas com energias não-renováveis, mesmo que elas estejam próximas a você.
3º - Afaste-se de carnes vermelhas e queijos
A pecuária é responsável por 18% das emissões mundiais de gases do efeito estufa. Se você não puder viver sem carne e queijo, considere ao menos reduzir a quantidade desses itens, e selecione-os criteriosamente, comendo com menos frequência e apenas aquilo que você realmente ama.
4º - Evite frutas e peixes de outros países
Quando você compra mariscos e frutas “frescas” vindas de outros países, saiba que para que elas estejam no supermercado pouco tempo após sua colheita foi preciso transportá-las de avião, o que torna as emissões 10 vezes maior do que se esses alimentos viessem de navio. Por isso, prefira sempre alimentos locais e os frutos do mar que foram “processados e congelados no mar”.
5º - Se for processado e embalado, esqueça
Salgadinhos, sucos, e até mesmo hambúrgueres vegetarianos (preparado, embalado, congelado e transportado) consomem muita energia e geram lixo, e nós comemos essas coisas sem pensar. Por isso, quando você precisar de um lanche ou refeição prática e rápida, escolha uma fruta fresca local, pequenas quantidades de nozes, e outras opções caseiras deliciosas.

Fonte: Eco Desenvolvimento


Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro... sustentável
Jú Lins - A Bióloga

6 comentários:

  1. Dicas úteis para a operação "100% sarada em 2011", hahaha!!!

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Encontrei o Blog na lista do Vasinhos Coloridos e, como me interesso por organização caseira, vim conhecê-lo e acabei ficando...
    As dicas do post são excelentes!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. entre e fique a vontade Querida!
    Seja bem vinda

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amoooo os seus posts!!!

    Ótimas dicas, Valeu!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bela: 100% sarada e de bem com o M. ambiente o/

    Seja muito Bem vinda Adriana

    Brigadinha Nêssa...bom que você gostou
    Beijos Meninas

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails