quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ter um Natal sustentável!



Buenas gente! Como estão indo?
Bom, o post de hoje vai falar de um assunto que muitos dizem ter virado a “modinha” do ano,mas que é coisa séria- a Sustentabilidade- e como colocá-la em prática nesse fim de ano. Muitas pessoas sabem o que é, porém muitas vezes não sabem defini-la e muito menos como praticá-la, mas eu vou ajudar.
"O termo sustentável provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar)"
Ficou bem mais claro agora,não é.Então,termo definido, agora mãos a obra.

Natal está chegando e essa época reflexões e ,querendo ou não, é a época dos "exageros": de consumos, de compras, de gastos, festas e desperdícios. Então, para fazer jus a essas reflexões, que tal transformar nesse Natal tão custoso em um Natal mais simples e ecológicamente correto? "Mas como isso é possivel?" Simples, aqui vão umas dicas que ajudará bastante:



1- Decoração: 
Se você ainda não tem árvore, compre uma de verdade que você possa replantar (se mora numa casa) ou por num vaso ou numa caqueira que possa ficar de enfeite na varanda ou na sala da casa. Além de mais bonito, ela dar um ar de natureza ao ambiente, sem contar que oxigena melhor a casa. Inove na decoração da sua árvore, utilize flores, cartões e até mesmo aqueles bichinhos de pelúcia fiz uma vez e ficou linda ou se preferirem reaproveitem os enfeites do Natal anterior, costumise-os e se for comprar optem por aqueles artesanais.
Na hora de ligar as luzes, fiquem de olho nas lâmpadas de enfeite de baixo consumo e sempre que for deixá-las ligadas, desligue a luz do ambiente, além de ficar mais bonito e aconchegante,ajuda no controle da energia.
Enfeite a casa com flores,ou até mesmo aquelas plantinhas em miniatura e na mesa coloque frutas cristalizadas ou castanhas em potes transparentes e com design diferente,isso chama atenção pra mesa, sem contar que fica bastante original.

2- Comidas
Analise suas compras pra evitar desperdício de comida. Nessa época, foi constatado que cerca de 30% das comidas que compramos acabam sendo desperdiçada, então para evitar isso, faça uma lista antes de ir às compras, coloque o que realmente vai usar. "-Ah,mas eu faço isso e ainda sim sobra" se sobrou, reaproveite essa sobra.Se aquela carne assada está dando sopa desfie e faça um arroz de forno com legumes, use a imaginação na cozinha nessas horas também. Mas se mesmo assim tem muita comida pra pouca pessoa,então doe. Tem tanta gente perto de você que não pode ter o privilégio de desfrutar de uma ceia farta como a sua... solidariedade ajuda no planeta também.
E se você aproveitou a ceia de Natal pra fazer uma festinha  íntima com amigos e familiares, utilize pratos e copos sem ser descartáveis, guardanapos de pano e bebidas com garrafas retornáveis...evitem o excesso de lixo que nessa época aparece de monte e que, duas semanas depois, acarreta numa enchente daquelas.

3-Presentes
Faça uma lista de presentes e de quem vai presentear, pra facilitar mais ainda, faça essa lista com os gostos de cada pessoa, isso ajuda bastante e evita aquela compra indesejável. Outras alternativas para presentear são vasos de plantas, biscoitos, docinhos, um bolo caseiro, cupcake ou até mesmo daqueles bolinhos deliciosos de caneca,presentei com coisas que você sabe que eles realmente vão aproveitar. Sempre dê um olhar mais valorisado nos produtos recicláveis, existem muitos no mercado de boa qualidade que nem parece ser reciclável, um exemplo disso são os produtos da Gooc. Que eu particularmente sou freguesa a mais de 5 anos e todos a quem eu presenteio adooooram e viram fregueses também.
Para as crianças, evitem comprar brinquedos que utilizam pilhas ou precisam de fonte energia direta para seu funcionamento, e se não tiver jeito, utilize pilhas recarregáveis ou baterias, elas poluem bem menos e você pode deixá-las em pontos de recolhimentos específicos. Outra opção é presentar com roupas, sapatos, acessórios, livros que você sabe que vai ser aproveitado, e depois de um tempo, se a pessoa preferir pode doar ou até mesmo feito um bazar.

4- Embalagem
Prefira as embalagens recicláveis ou  simples, que não tem tanto apetrexo (laço, adesivo,fita e etc) para chamar atenção, isso no fim acaba juntando lixo. Reaproveite os papeis dos presentes antigos ou então faça aqueles saquinhos de TNT que depois acabam servindo como porta alguma coisa.
Na hora das compras, evite utilizar sacolas plásticas, no fim ela acaba virando lixo e demorando anos para se decompor.A dica é que utilize as ecobags ou até mesmo uma caixa de papelão que tem na própria loja.

5-Tenha um Fim de Ano consciente   
Nessa época que nós paramos e pensamos como agimos durante todo ano que se passou e planejamos o ano que virá com paz, amor,menos guerras... o ideal também é pensarmos como iremos agir com o planeta. Nossas ações estão se refletindo no curso da Terra que muda rapidamente e drasticamente a olho nú: desmatamentos e queimadas incontrolaveis, excesso de poluição cada vez mais insuportável ao ser humano, enchentes, tsunames, terremotos, desabamentos e etc. 
Essa é a hora de pararmos para pensar como iremos deixar o planeta para os nossos filhos, e também para pensar como deixaremos os nossos filhos para o planeta. Pare e pense! será que você está preparado para isso?

A sustentabilidade está em cada um de nós, não é dificil, não é cafona ou modinha, mas é a única solução...basta apenas uma única pessoa querer dar o primeiro passo.Caminha comigo nessa =)?

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro... Ecologicamente Natalino
Jú Lins -  A Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails