quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alimentação Infantil Saudável - Em Casa


Olá meus pupilos!Como vocês estão? Espero que tenham voltado bem relaxados das férias,afinal,um descanso pra enfrentar o batente durante o ano todo é sempre bem vindo.

Antes de mais nada gostaria de dizer que não sou especialista na área, e sim uma bióloga que estudou sobre isso.Nada que for postado aqui substitue uma visita regular ao especialista.

Bom gente, o post de hoje é de um assunto um tanto "polêmico" digamos assim. É uma tecla que venho batendo a tempos, e isso traz ou causa muita discussão e desconforto (principalmente para as mães) que é a alimentação Infantil.
Já ouvimos dizer muito por aqui que "Costume de casa vai a praça", e, querendo ou não nossos filhos nos copiam muito além do que imaginamos... e se você é daqueles pais que só come tranqueira (frituras, salgadinhos, guloseimas, fast food e cia) ou vive 24 horas por dia comendo lanche, ou seja, se Você não dá o exemplo, vai ser complicado de colocar seu filho no caminho saudável e quem sofre com isso num futuro não tão distante assim é ele.

Uma alimentação deficiente tem inúmeras consequências para a criança. Entre as várias situações possíveis, as mais comuns são a má formação óssea e um comprometimento da formação da dentição, já que hoje em dia, o leite é muitas vezes substituído pelos refrigerantes. Por outro lado, o aumento do consumo de fast food e de frituras, bem como uma alimentação rica em gorduras traduz-se, na maioria dos casos, num aumento de massa gorda no organismo.Sem contar na anemia em taxa super elevada e na falta de crescimento.
"-Mas como fazer para que eles entrem nos eixos?" Simples: tenha paciencia, se esforçe e insista.
"-Ah,mas isso dá errado...pra você é facil falar!quero ver fazer e isso funcionar" Bom, Eu tenho uma filha de 4 anos, e 3 sobrinhos: um de 6, um de 3 e um 1 ano, TODOS eles se alimentam bem e todos foram criados comigo...acho que tenho total propriedade de falar isso.

A partir dos 6 meses de idade, a criança está começando a ficar preparada a receber certos tipos de alimento além do leite materno, insira aos poucos legumes,cereais,carnes e frutas ...isso tudo em forma de sopa, papinha ou purê. Dai vocês me falam "-mas meu filho não gosta,ja fiz de tudo,mas ele faz cara feia!". TODA, eu disse TODA criança nesse primeiro período pode não gostar de nada pois, está começando a descobrir os sabores. Eu dou-lhes como exemplo a minha filha (que hoje tem 4 anos) ,ela odiava abóbora e peixe, mas mesmo assim eu insistia SEM forçá-la e hoje ela adora e não falta no almoço dela. Outra coisa, o chamado "aviãozinho" pode irritar e estressar mais ainda o bêbê. Se quiser, faça outro tipo de brincadeira que você sabe que ele gosta...assim ele associa o prazer da brincadeira com a comida.

Pros maiorzinhos, a partir de 1 ano até os 3 anos, não podem faltar as vitaminas A e C na dieta da criança. Onde encontrar esses elementos? Fácil. A vitamina A está presente em legumes, frutas e verduras, como cenoura, mamão, melão e espina­fre. E é fundamental para o crescimento e importante para a visão. A vitamina C é encontrada em frutas, como laranja, acerola, morango e limão, e em verduras, como tomate, brócolis e repolho. Ela ajuda no desenvolvimento de ossos e dentes e deve ser reposta diaria­mente, pois o organismo não a armazena. Para fixar o cálcio no corpo, a vita­mina B, encontrada em arroz, verduras verdes-escuras, fígado de galinha e bovino, também ajuda. Aliás, essa vi­tamina também estimula o apetite e ajuda na digestão das crianças.

Dos 3 anos em diante vai de acordo com a vida de cada um( local,moradia,costumes e etc) dai ja vai ser mais parecida com a comida de um adulto (só que essa necessidade é em MENOS quantidade): a união de carboidratos, proteínas, cereais e gordura BOA. Evitem o excesso de frituras,doces,biscoitos, refrigerantes... comida super calorica e pouco nutritiva.

Tá dificil de fazer eles comerem? Faça uma torta e no recheio coloque os legumes bem picadinhos ou até mesmo batido num molho ou na massa. As frutas você pode fazer uma vitamina e por uma colher de chocolate. Chame-os a fazer ou preparar a comida junto com você. Incentive-os a comer! Estimule-os!. No começo, diga que, se pelo menos ele comer um pouco da verdurinha que você pos, ele ganha um prêmio no fim do almoço , na próxima vez ele ja sabe que vai comer, dai você vai aumentando aos poucos a quantidade (com a minha filha eu fiz assim: Se ela comer tudo, no final ganha uma sobremesa supresa que ela poderá escolher,se não comer, fica sem a surpresa). -Ah,mas isso é chantagem!" E você acha que o Mc Donald's , Bob's ou Habbibs da vida fazem o que com aquele tanto de brinde que eles dão a cada "refeição" que vendem?

Fiquem de olho na quantidade!Um erro super cometido com frequência por muitos pais e avós são quando dão as mesmas quantidades de comida a uma criança e a um adulto. É errado, pois ambos tem necessidades nutricionais super diferentes. É primordial adequar as quantidades à idade e peso da criança. Uma criança com 1 ano de idade necessita de cerca de 800 miligramas (mg) de cálcio, enquanto a partir dos 6 até aos 12 precisa de uma dose entre 800-1200 mg. Esta necessidade volta a aumentar para os adolescentes a partir dos 12 – 1200 a 1300 mg.

A essa altura você deve estar per­guntando: "-mas e se meu filho se recusar a comer?" A resposta dos especialistas é simples e direta: é fundamental es­tabelecer uma disciplina de hábitos e horário das refeições, sem "belisquetes" ocasionais. "O ideal é que a criança coma em ambiente tranquilo, sem TV ou algo que tire sua atenção", ensina Dr. Michel Sader, pediatra e endocrinologista, especialista em nutrição infantil.

Abaixo vão duas tabelas com o peso e o tamanho ideal para cada faixa de idade infantil.

(Clique na imagem para ampliar)

A partir dos 6 anos de idade, a avaliação é feita pelo Índice de Massa Corporal (IMC). O cálculo é feito da seguinte maneira:
IMC = peso(kg) / altura x altura (m)

(Clique na imagem para ampliar)

Vamos cuidar melhor dos nossos meninos. Esse modo "American Way of Life" ditado pela midia televisiva e comercial não priorisa e nem dá vantagem em nada a saúde deles. Pensem nisso. Alimentação saudável começa SIM em casa, e isso depende de nós: os pais.

Fonte de algumas informações: Alimentação viva e Mais saúde

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro...cuidando das nossas crianças
Jú Lins - A Bióloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails