terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desmitificando a amamentação




Olá gente. Como estão indo?
Bom, o post de hoje vai ser um tanto diferente... Deixarei de ser a bióloga Jú Lins, e passarei a ser a Juvânie Lins - pessoa e mãe – pra trocar umas idéias com vocês. Alguns de vocês já ouviram falar da amamentação né nããão..qué isso...magiiina! E garanto também que muitos de vocês acham isso um tanto bobagento e até meio chatonildo, pois é só uma famosa ganhar bebê que todo mundo fala disso e até circula na rede de mídia televisiva em forma de campanha.
Os mitos da amamentação foram criados no século passado, pois naquela época as pessoas não achavam seguro e não indicavam amamentar, mas hoje, com a ajuda da ciência, isso mudou pra melhor. Vocês não sabem o quão importante isso é.
Para algumas mamães de primeira viagem a primeira coisa que passa na cabeça quando se está grávida é “será que eu vou amamentar? E se meu peito cair ou ficar deformado?... E se perder a sensibilidade e por isso meu marido/namorado/bofe me deixar?” É, não adianta negar, nessas horas aquela vaidade que foi pras cucuias, por causa do aumento de peso e inchaço, aparece com toda força. E por isso boa partes das mamães deixam de amamentar no 3º dia ou nem sequer tentam.
Ahhh, mas tem mães que não amamentam porque ou leite secou ou só sai água”... Quando eu escuto isso eu tenho crise de riso de tão sarcástica que sou.
Vejam o porquê: quando se engravida, a partir dos primeiros meses de gestação o leite já começa a ser produzido... Tanto que às vezes uns meses depois, começa a vazar sem ao menos a criança ter nascido... Então é um tanto complicado que de uma hora pra outra a criança tenha sugado todo seu leite, que fora produzido durante 9 meses, de uma vez. É normal que com o tempo ele diminua ou que nos primeiros momentos ele seja mais claro parecendo água, mas isso não quer dizer que ele não esteja servindo mais a ponbto de você deixar de amamentar. Pelo contrario, quanto mais é estimulado, mais leite sairá. O leite pode secar em casos especiais: se a mãe toma alguma medicação (pressão, diabetes ou o remédio próprio leite pra secar, etc), ou se ela estiver em um altíssimo nível de stress, mas por ele mesmo demora e muito.
Outra coisa comum de ouvir é o fato de que amamentar murcha o peito. Isso é balela! Durante a gravidez e a amamentação eu usava GG de sutiã e hoje eu voltei aos meus queridos P’s e está tudo no lugar. Na verdade a sensação deles estarem caídos é pelo fato de que não está no tamanho gigante de antes. Agora, se durante a gravidez você engordou beeem mais do que o indicado pelo médico(acima de 13 Kg), isso sim foi à causa, e não a amamentação, tanto que já é provado cientificamente isso!
A amamentação ajuda e muito a mulher, pois através dele a mãe emagrece com mais rapidez (cerca de 500 a 600 g por semana), tanto que muitas delas após 6 meses já voltaram ao seu peso de antes da gravidez (eu fui uma delas). Como que isso acontece? Sabemos que o leite é um tipo de gordura, então,  pra poder ser produzido nas glândulas mamárias, o organismo recolhe todas as gorduras, água, vitaminas, minerais e açúcar que você consumiu pra produção do leite, ou seja, tudo que você come, boa parte vai pra fábrica da Parmalat humana. Uma coisa que o pediatra da minha filha indicou é o consumo de muita fibra, mas muita fibra mesmo, pois ela recolhe toda a gordura do corpo e o organismo envia direto para produção do leite. Mais uma outra coisa que a amamentação ajuda bastante é na cicatrização e redução do útero ao seu tamanho normal,também diminue a ansiedade, sem contar corre menos riscos de ter câncer de mama e de útero. Isso tudo porque há uma elevada produção de hormônio para a produção de leite que ajuda nisso.
Outra coisa que escuto muito é: “Meu leite não presta, meu filho adoece e vive com cólica” Aí meu bem, a culpa não é do leite, é sua. Como eu falei uns parágrafos atrás, pra produção de leite, o organismo recolhe tudo o que for necessário do que você comeu / bebeu / ingeriu...TUDO! Então, se você andou consumindo frituras, chocolates, enlatados, cafeína, bebidas alcoólicas e até mesmo remédios (anticoncepcionais, pra dor de cabeça e Cia) etc, grande parte disso vai ser transferida pro leite e, como organismo do bebê não está preparado para processar isso, reage adoecendo e com cólicas terríveis. Pediatras afirmam e até o da minha indicou que, para voltar a consumir isso o ideal é esperar até os 6 meses do bebê, pois a partir daí ele já começou a ingestão de alimentos diferentes do leite e não sentirá tanto ou totalmente nada.
Uma coisa que eu ouvi e muuito principalmente quando estava na UTI neonatal “Meu bebê esta emagrecendo, meu leite é muito fraco” NÃO existe e nunca irá existir leite fraco. Cada mãe produz o leite adequado pro seu bebê. O que acontece é a má colocação do bebê no peito. Ele deve abocanhar o bico e a auréola para que assim ele possa acertar nas glândulas mamarias que ficam atrás da auréola. Se ele pegar só no bico, além dele ficar horas e horas por não sair nada, vai fazer muito esforço, se cansa e dorme... Sem contar que machucar muito mais a mãe, causando aqueles ferimentos muito dolorosos. Um sinal de que o leite está dando conta do recado é quando o bebê fica mamando de 15 em 15 minutos. Daí vocês pensam “mas como se ele está com fome?” vejam só o seguinte: Se o bebê pega de modo INcorreto o peito, ele vai ficar mais tempo se esforçando,tentando mamar algo que não está saindo, fazendo o bico de chupeta. Tanto que você nota que esses bebês fazem bem pouco xixi, pois não se alimentou direito. Já se ele pega de forma correta, ele mama o que é necessário para aquele momento, se satisfazendo, consequentemente fazendo bastante xixi e tento mais fome logo em seguida.
É isso gente. Vocês viram que não é tão complicado assim. Não inventem desculpas pra não amamentar, afinal seu filho depende disso. Eu amamentei a minha filha até os 11 meses isso porque ela não quis mais e foram os melhores momentos da minha vida, pois foi através dele que eu a salvei. Se aparecer qualquer dúvida nesses momentos e aparece de monte, procure o pediatra que ele ajuda bastante, mas NÃO deixe seu filho ficar sem essa riqueza. 

Abraços efusivos e beijo no cérebro... Materno.


ps: na Foto a Ju está dando de mamar pra Julinha! \ o /

Um feriado organizado a Todos
Beijinhos

4 comentários:

  1. Gostei mas nem tudo é tão simples assim.
    Eu também amamentei o meu primeiro até aos 2 anos (porque achei que já chegava) e a minha até aos 9 meses (porque o meu leite era completamente insuficiente e ela estava 2 quilos abaixo do peso acomselhável). Mau leite não há. Mas leite insufuciente devido a stress e cansaço há e eu estou cá para comprovar. Não houve nada que eu não fizesse: suplementos para produzir mais (funcionam mas têm algumas contra indicações para quem tem problemas renais), amamentar mais frequentemente, comer tudo que diz que melhora a quantidade e qualidade do leite...
    Outra coisa não tãoliteral é o facto de amamentar fazer emagrecer: en gordei 10 quilos com a amaentação do meu filho e 12 com a da minha filha. As hormonas e eu não funcionamos em sintonia e assim que deixei de amamentar comecei a emagrecer, por isso a coisa não é tão literal assim. Há uns cinzentos no meio.
    De qualquer modo concordo que é o melhor investimento que podemos fazer na saúde dos nossos filhos e até na nossa. Não trocaria por nada deste mundo.
    Felicidades e boa amamentação.
    Obrigada pelo post que é importantíssimo para não se desprezar a importância e valor da amamentação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Su.Muitos mitos são feitos pelo pessoal par que elas não amamemtem.
    Minha filha hoje tem 3 anos e está otima de saude graças a isso.
    Bom boa parte do que voce falou ai, tem no texto.Em um paragrafo la eu falei que EM ALGUNS CASOS o leite é pouco devido a apo de medicamento que a mãe utiliza ou algum nivel de stress.
    Amamentar emagrace sim,e isso é provado cientificamente devido ao alto nivel de hormonio(prolactina e ocitocina) apos a gravidez e que estimula a lactação,além do "recolhimento e transferencia" de calorias que ele faz para a procução de leite porém,isso pode não ocorrer em algumas pessoas que estão com alguma irregularidade hormonal OU pr'aquelas que comem calorias acima do que é ideal tanto pra produção do leite, quanto para o desenvolvimento do organismo da mãe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI jú... sou super fã do seu blog!
    Olha eu concordo com vc, a amamentação é a melhor coisa q pode existir e eu aconselho tds as mamães, á minha volta. O prazer de ter seu bêbe tão pertinho... o meue bb tem 1 ano e meio e ainda mama, ás vezes ele larga o peito me olha e manda um beijo... tem coisa melhor?
    Super aconselho todas as mãmaes a darem muuuuito mamar...esse já é meu segundo...
    bjs no seu coração

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol.Que bom que voce gostou.
    A amamentação além de ajudar no desenvolvimento, cria um vinculo muito forte entre a mãe e o bebe.
    E pelo que voce disse,o seu bebe agradece isso...realmente não tem coisa melhor do que esse feed back deles.
    Lembro que a minha, quando tinha seus 8 meses largava o peito e ficava me olhando sorrindo por uns 5 minutos, e voltava...eu ficava bestinha da vida.
    O que temos que fazer é encorajar essas mães de primeira viagem e tirar esse medo sobre a amamentação.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails