quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O refrigerante nosso de cada dia.


Saudações meus queridos pupilos! Como vocês estão? Pela fotinha vocês já sabem mais o ou menos do que se trata o post de hoje... isso mesmo, os refris que vocês tanto adoooram e não dispensam por nada.Garanto que muitos são até viciados e não consegue de maneira alguma passar uma horinha sem tomar essa bebida gasosa e um tantão de perigosa também.
Daí vocês perguntam: ”o que essa maluca vai inventar agora? Calma, não detonarei tanto assim =op. Antes de mais nada, eu admito que essas bebidas tem bastante utilidade: as de desentupir encanamento e de tirar ferrugem, mas fora isso, em relação a saúde,não tem nada de benefícios e isso eu mostrarei a vocês.

Primeiramente: o refrigerante é uma bebida TOTALMENTE química (corantes, conservantes, grande quantidade de açucares, nas versões light, diet e zero contém adoçantes artificiais ( que pra alguns é um tanto suspeito e isso eu explico nesse link (http://momentobiologuisse.blogspot.com/2010/09/uma-verdade-por-tras-dos-adocantes.html); cafeína, um acidulante = o ácido fosfórico.)

Com base só nisso está na cara que é pra ter um certo cuidado. Eles não possuem nutrientes nenhum que ajude no nosso organismo, e sim, de calorias vazias, ou seja, quanto mais você bebe, maior é a ingestão dessas calorias que não ajuda em nada... A não ser um desagradável aumento de peso, sem contar na porrada de açúcar presente. O poder de “doçura” de um só copo de refrigerante equivale a 9 colheres de chá de açúcar. A seguir vai um trecho de um artigo que me foi mando numa das minhas aulas

O que acontece quando você bebe uma lata de refrigerante?
Primeiros 10 minutos
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular).
40 minutos
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína).
50 minutos
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Isso é apenas o que uma simples latas faz nos primeiros minutos, imagine o seu uso continuo. Daí muitos falam; ”ah, é balela! Conversa de quem não gosta dessas coisas”, pode até ser, mas faltou uma coisinha. Seu uso frequente -seja ele light, diet, zero ou Cia - aumenta os riscos de osteoporose.
Em uns parágrafos acima, mostrei que uma das composições do refri é o acido fosfórico (acidulante) certo? E no nosso organismo, todo fósforo existente precisa de uma molécula de cálcio para que ele possa ser processado e equilibrado é como irmãos gêmeos que não se desgrudam pra nada.


Daí imagine a situação: do nada surge uma avalanche de fósforo no organismo e não tem cálcio suficiente pra dar conta do recado, daí o que acontece?Desequilibra tudo. Os ossos (que são compostos por cálcio) começam a ficar mais sensíveis. Duvidam disso? Então faça a seguinte experiência: Uma garrafinha de refrigerante e um osso (sem ser cozido) de galinha. Coloque o osso lá dentro, tampe bem e esqueça ele. Daqui a algumas horas ou no outro dia retire-o e veja como ficou: maleável feito borracha.

E mesmo assim vocês perguntam: “E por que isso não aparece no rotulo do produto?” Veja só, você quer vender um produto que é febre no mundo inteiro, você -em sua sã consciência de marketing e empreendedorismo- colocaria os pontos negativos (que são a maioria) pra todo mundo ver? Lógico que não é. Mas a ciência está ai pra descobrir os segredos ocultos disso tudo... E eu pra passá-los a vocês. ^^

Impressionante como temos a capacidade de criar coisas tão saborosas e que ao mesmo tempo acaba conosco aos poucos, não é mesmo. Acho que nós não precisamos dessas coisas pra nos satisfazer né. Substitua pro energéticos, sucos naturais, chás gelados... Tem várias opções no marcado. Mas se você é desses que não consegue largar desse vicio de jeito maneira, então diminua a quantidade, até porque, de que adianta você se acabar numa coca cola se ela te faz durar menos pra bebê-la.
Pense nisso gente!Até a próxima.

Abraços efusivos e beijos no cérebro... De oolho nos refris!
Jú Lins - Bióloga

Um restinho de semana organizado a Todos
Beijinhos

6 comentários:

  1. Graças a Deus já me livrei dessa nojeira... desde dezembro passado que não tomo mais refrigerante, no início foi difícil, mas agora me acostumei e não me faz nenhuma falta!

    Parabéns pelo post!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, que bom que voce é uma vencedora o/
    Realmente no começo é complicado, pois devido as substancias quimicas que são componestes do refrigerante...e também do elevado indice de adocantes/açúcares, isso faz com que o cérebro se acostume com tanta substancia viciante, e quando ele da por sua falta,começa a reagir junto com o organismo com vários sintomas,desde dor de cabeça a insonia e etc.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu artigo sobre refrigerantes... existem sim dados sobre o sequestro de cálcio em ossos humanos, pena que não são divulgados ($$$ fala mais alto).
    Só posso fazer uma pequena correção?
    Você colocou no início do post que o refrigerante é uma bebida totalmente QUÍMICA. Bem, como profissional da química, me entristece ver a profissão que amo ser rebaixada por erros como esse.
    Cientificamente, qualquer bebida é totalmente quimica: H2O, Glicose, Frutose, ácidos em geral que compõem as bebidas são substâncias químicas. O que difere é uma bebida ser de origem natural ou ARTIFICIAL, que é o caso do refrigerante.
    Escrevo isso porque muitas pessoas tem a impressão de química = coisa ruim, que faz mal; mas não se dão conta que todos somos feitos, no fundo, de moléculas e átomos, e dependemos dessas mesmas moléculas e átomos pra continuar vivendo.
    Sei que você não escreveu com a intenção de denegrir a profissão, pelo contrário. Mas me achei na obrigação de fazer esse comentário e tirar essa impressão ruim quando ouço ou leio alguém que não é do ramo classificando algo como "químico".
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Cellupi.
    Como você mesmo falou, eu não e escrevi com a intenção de denegrir ou rebaixar ninguém,Longe de mim fazer isso... até porque sou bióloga, e biologia caminha junto a química e nós profissionais dessas duas áreas sabemos muito bem disso.Da mesma forma que sabemos que tanto existe química"maldosa" (como a produção de refrigerantes e outras coisas que vai de encontro ao funcionamento e desenvolvimento do organismo)como também biologia "maldosa"(a produção dos trangênicos e outras coisas que a genetica modifica sem o devido controle essencial)
    Como eu tenho que fazer um texto para que TODOS entendam(desde os profissionais especializados como nós até as pessoas que não sabem muito bem) eu tenho que levar numa linguagem simples para eles.
    A química que me referi aí(e que garanto que todos entenderam) é a química produzida pelo homem(a artificial), sem nenhuma química de origem natural que ajude na produção de elementos essenciais para o organismo.
    E garanto que muitas pessoas que acompanham o blog também sabem que a química não é do mal, até porque sem ela deixariamos de ter muitas coisas e deixariamos de ser humanos, pois querendo ou não temos várias reações quimicas que fazem com que o corpo humano sobreviva.
    Espero ter desfeito o mal entendido
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    desde 1994 não bebo refrigerantes.
    O início foi difícil, como qualquer mudança, mas hoje não consigo beber nada! Acho horrível!
    O que me motivou a parar de beber refris?
    Uma aula de química... Coloca um pedaço de carne crua em um copo de coca-cola: depois de um tempo não sobrará um tico da carne para contar a história!
    Vale o teste!
    Bjs, Dani.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani.Pois é,e ainda tem gente que defende com unhas e dentes os refris e seu status de "americam way of life" que ele passa....
    O bom é que são essas experiencias como essas que dão um olhar a mais com atenção pra essas coisas.
    Tudo bem que não é com um copo de refri não vá restar nada de músculo seu,mas é fato que seu uso continuo pode causar N coisas desagradáveis.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails