quarta-feira, 3 de novembro de 2010

E o verão também é para os cães!


Buenas genteee! Como está o verão de vocês?
Bom, o post de hoje é um tanto diferente. Não vai falar nada sobre saúde humana ou bactérias... Vai falar de bicho aê,finalmente meu lado felícia/bióloga atacou. o/. Especificamente no cuidado com certo animal que convive tanto conosco que parece gente: o cachorro. Na verdade esse post foi inspirado numa lembrança que tive hoje, após ter assistido uma sessão dos seguintes filmes: Marley & eu e Sempre ao seu lado.

Com a chegada do verão, a maioria das pessoas fica mais disposta a passear, se exercitar e levar seus amigos de 4 patas para passear junto, afinal eles adoram isso. Porém, existem uns cuidados mais que essenciais que devemos com eles para que não sofram tanto, já que eles não falam isso.
1º HIDRATAÇÃO – assim como nós humanos, os cães também transpiram, só não o fazem pela pele, e sim pela boca (já perceberam aquele excesso de baba que eles produzem quando está correndo demais? pronto, eis a transpiração deles), e o primeiro sinal de sua temperatura está se elevando é a língua pra fora. Lembrando que, o cão se desidrata muito mais que o homem. Então, sempre que sair com ele leve uma garrafa de água para que, sempre que notar um excesso de baba, de imediato você o hidrata. Outra coisa que é ótima nessas horas é água de coco...e elas adooooram.
2º CUIDADO COM A PELE – muita gente pensa que, só pelo fato deles serem peludos, ou ter a pele mais espessa, não sofre com os raios UV emitidos pelo sol. Engano deles... Eles sofrem mais. Por terem aquela quantidade de pêlo (principalmente os cães de pêlo longo) eles podem sofrer com hipertemia que é o mesmo que uma insolação, podendo elevar sua temperatura até 42 graus e levar até uma taquicardia. O ideal é andar com uma toalha e sempre que perceber que o corpo do cão está começando a esquentar umedeça-a e coloque-a em cima do corpo dele para que volte ao normal, ou se preferir, molhe-o sempre que puder. Outra coisa também é o cuidado com as orelhas e o focinho, pois não são protegidos por pêlos e corre mais risco de sofrer com as radiações, daí a solução é o isso de bloqueador solar nessas áreas (isso também vale para aqueles cães com pelagem curta e muito clara, e de pele rosinha).
3º PATAS – Ao contrario de nós, os cães não usa tênis pra sair Não adianta querer enfeitar o seu cão pra passear com esse calorão que não adianta, só vai piorar. E por mais grossa que seja aquela “almofadinha” das patas deles, elas sofrem danos terríveis com o calor do chão. Por isso sempre ande sempre a sombra e nos horários de menos intensidade solar.
4º NUNCA DEIXE SEU CÃO DENTRO DO CARRO SOZINHO – nem que seja por um minutinho rápido, pois além de uma possível bagunça que ele irá fazer, lembra que uns parágrafos atrás eu falei que o mecanismo de resfriamento dele é feito pela boca? Então, se você o prende no carro, mesmo que seja pra uma saidinha rápida, ele vai se sentir uma panela de pressão animal, pois a temperatura dentro do carro sobe super rápido, e o ar que circula dentro dele também, daí o ar que ele puxa pra tentar se resfriar é mais quente do que ele libera, aumentando assim a sua temperatura. “Ah, mas eu deixo uma aberturazinha de nada na janela, dá pra refrescar” Não dá mesmo. Nós humanos já não suportamos uma brechinha, e olhe que somos privilegiados, pois somos repletos de poros... Mas eles não. Essa brechinha não é suficiente para que a temperatura interna do carro se mantenha normal... Então esqueça isso.
5º VISITE O VETERINÁRIO FREQUENTEMENTE – essa é a época de aparecimento de doenças de pele e de parasitas como carrapatos e pulgas. Então sempre que puder (no mínimo uma vez por mês durante esse período) leve-o ao veterinário para o tratamento e prevenção desses desagrados.
6º APROVEITE MUITO O VERÃO JUNTO AO SEU FIEL AMIGO – está mais do que na hora de retribuir esse carinho que ele te passa todos os dias só pra te ver feliz, então esse tempo é a melhor época de sair pra brincar e dividir momentos com esse companheiro que é mais que um animal de estimação, é como um filho.
É isso gente... Vamos cuidar deles da mesma forma que eles cuidam de nós: com mesmo carinho e atenção. Até porque eles podem não falar, mas seus olhos dizem tudo. Em memória aos meus eternos filhotes: um Rottweiler preto chamado Eros e das 2 S.R.D’s Anneke e Luna. Amoo vocês onde quer que estejam.



Abraços efusivos e beijos no cérebro... Altamente canino.
Jú Lins – A Bióloga

4 comentários:

  1. Tá explicado o porquê das minhas Yorks, Pérola e Hanna, adorarem um ar-condicionado e não poderem ver uma geladeira abrindo... Moram na praia, mas acho que foram raciadas com urso polar, só pode!

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk. Pois é Pri, elas já tem o pelo longo(e muito pelo)e ainda vivem na praia(diga-se de passagem,logo a minha favorita neah *.*),elas devem se sentir num forninho ambulante.
    Você até nota a alegria deles quando voltam da tosar. Eles ficam serelepes,pois respiram melhor e refrescam nos lugarzinhos que os pelos não deixavam o ar entrar.

    Beijo Fú

    ResponderExcluir
  3. SRD nada!!! Duas vira-latinhas lindíssimas!!!
    SRD é coisa de gente que adora arrumar uma desculpa!
    Adoro vira-latas!
    Os meus, em especial, dois em Salvador e o amado Ítalo aqui no Rio!
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKK. Eu sei Claudia.
    Tomei um certo cuidado pra falar vira-latas porque certo dia levei uma bronca do veterinário por chamá-las assim.
    Infelizmente os 3 foram levados de mim, mas sendo SRD,vira latas, neguinhas ou o que for que chamem...sempre vou amar as minhas trelosas e o meu filhote tamanho GG.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails