quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Série: Cuidados com o Verão - Parte Final


Buenas meus pupilosss queridos. Como estão indo? Bom, hoje será o último post da série de verão Conseguimosss o/. Espero que vocês estejam ciente desses cuidados e estejam seguindo boa parte deles, afinal, saúde é coisa séria. Vamos aos cuidados finais?

21 - Melhora do humor
Não é à toa que um tempo ensolarado é geralmente associado com um bom estado de espírito: a exposição à luz solar estimula a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Há também um tipo de depressão sazonal que só se manifesta no frio em países que têm invernos rigorosos. 

22 - Hipotensão
Cardiopatas que tomam medicamentos para hipertensão muitas vezes têm de passar por uma reavaliação médica para alterar a dosagem dos remédios. Como a tendência natural do corpo é de baixar a pressão, o uso de remédios vasodilatadores podem acentuar ainda mais a queda, causando uma hipotensão. 

23 - Diarréia
As infecções intestinais são mais comuns nesta época do ano. Uma explicação para isso é o aumento da ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, por conta do calor. É época do ano em que as pessoas costuma comer em lugares de higiene questionável, como barraquinhas em praias, e beber água de origem duvidosa. Muitas vezes o gelo servido em bebidas é feito com água contaminada. Em caso de diarréia, o soro caseiro pode ser uma solução. Mas, se for persistente, um médico deve ser consultado. 

24 - Desidratação
Para fazer a regulação térmica do corpo, o organismo perde mais água no suor e, com ela, magnésio, sódio, potássio e outros sais minerais. Além do aumento da transpiração, vômitos e diarréias causados por infecções intestinais _mais freqüentes no verão_ contribuem para o aumento da desidratação. A pessoa desidratada apresenta sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos. Em casos extremos, pode causar convulsões, coma e até mesmo a morte. 

25 - Falta de apetite
Como o organismo precisa baixar a temperatura do corpo, é natural uma diminuição do apetite. O próprio corpo tem mais necessidade de líquidos do que de comida. Alimentos menos calóricos e mais leves dão menos trabalho na hora da digestão. O consumo predominante de frutas, legumes e verduras são recomendados. 

26 - Resfriados
O organismo precisa de um tempo para se adaptar às mudanças de temperatura comuns nesta época do ano. As alterações bruscas de clima alteram o equilíbrio do organismo podendo causar resfriados e crises asmática, assim como desencadear uma rinite alérgica. 

27 - Insolação
Conseqüência da exposição extrema ao sol (direta ou indiretamente), pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura. A temperatura do corpo fica elevada, a pele fica quente, avermelhada e seca. Pode deixar as extremidades do corpo arroxeadas e levar a um estado de inconsciência. 

28 - Dificuldade de respirar
No verão, existe uma maior concentração de ozônio no ar. Esse tipo de poluente levar o organismo a fechar as vias aéreas e limitar a amplitude da respiração como forma de defesa. O ozônio é o resultado da ação do calor e do sol sobre outros poluentes que saem das chaminés das fábricas de dos automóveis, por isso é chamado de poluente secundário. Por isso os maiores níveis de ozônio não são encontrados necessariamente onde há fumaça, muitas vezes ficam a centenas que quilômetros dos poluentes primários. Na cidade de São Paulo, os maiores níveis de concentração ficam nos parques, como o Ibirapuera e o pico do Jaraguá. Esses lugares devem ser evitados nas horas do dia de maior insolação. Criança expostas muito tempo ao ozônio têm menor capacidade de desenvolvimento pulmonar. 

29 - Doenças respiratórias
Elas não são exclusividade do inverno. O alto nível de ozônio no ar característico do verão também está relacionado com o agravamento de asma e as infecções de nariz e seios da face, como sinusites e rinites. O poluente também inibe o batimento dos cílios das vias respiratórias, que ajudam a remover as impurezas do que é inalado. Dessa forma, as bactérias ficam mais tempo em contato com a mucosa dos órgãos respiratórios. 

30 - Transpiração
Os homens são homotérmicos, ou seja, mantém a temperatura interna do corpo em 36° C independente da temperatura do ambiente. Mas isso custa modificações internas. No calor os vasos do corpo ficam mais dilatados, por isso ficamos mais vermelhos. Como o sangue passa mais sangue perto da pele, fica mais fácil a troca eliminar o calor do corpo equilíbrio. Transpirar é o principal mecanismo para o organismo perder calor, mas o suor excessivo pode levar a desidratação e ser sintoma de infecções. 

Fonte: Folha de São Paulo

Bueno,verão ainda não acabou, então ainda da tempo de você dar uma ajudada pra ele melhorar mais ainda, não é.
Aproveitem com bastante cuidado e com muuuita vontade.

Abraços Efusivos e Beijos no Cérebro...curtindo o verão
Jú Lins - A Bióloga

4 comentários:

  1. Confesso... com esse sol que está.. não consigo nem colocar o pé na areia aqui no Rio :/

    Só se for uma praia especial, fora da cidade!

    Mas as dicas são perfeitas para quem se aventurar!

    bejks
    Pati
    http://bald-beauty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não consigo nem colocar os pés na areia desde ontem! Tá demais aqui no Rio.. Praia no verão só se for em alguma cidade fora do Rio.. Búzios.. Paraty...

    ResponderExcluir
  3. ultimamente num dá coragem é de sair de casa...rss

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Pati, ta complicado mesmo.A cada tempo que passa o calor fica mais forte.

    Betinha, é como eu te falei...vocês ai de sampa não sabe de loonnnge o que é calor. Nós daqui de cima e o pessoal do Rio é que sabemos o sofrimento...
    Aqui ta de um jeito que as 7 da manha o sol ta pelando.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails