terça-feira, 9 de novembro de 2010

Série Exames II: Glicemia

Holas humanóides! Hoje darei continuidade a série Decifrando Exames Médicos como havia prometido. Hoje será a parte de glicemia.
Mas o que danado é isso?caaalma que já já explico.
Bom, todos nós sabemos ou o médico vos falou com uma puxada básica de orelha que o organismo transforma carboidratos aquelas massinhas deliciosas que muitos aí gostam de se empanturrar e açúcares em glicose...e a glicemia nada mais é que o nível da glicose no sangue;ou seja, quando nos empanturramos beeem além da conta é normal que a glicemia fique bem alta,da mesma forma que ao nos controlar na gulosisse, a glicemia diminue. Lembrando que os valores normais são quase iguais aquele do sangue: vão depender do peso, sexo, histórico familiar, doenças, do seu ânimo e etc.

Muitos de vocês devem se perguntar por que cargas d'água o médico pede tanto do exame só pra medir uma única coisa, se no do sangue é tão mais "simples"? bom gente,das duas uma: ou o médico gosta muuuito de você e quer te ver mais vezes ou ele faz isso pra diagnosticar a possível diabetes (o que é mais considerável).

Os mais pedidos são:
Glicemia em Jejum: isso mesmo minha gente... bora passar fominha de miss pra tirar o sanguinho. É exigido nesse exame um jejum TOTAL de 8 á 12 horas (12h é mais recomendado).Aviso: se você pensar em comer um pedacinho de bolacha,uma balinha sequer dentro desse horário,vai desandar todo seu exame, então, pra não ter sustos, vamos nos controlar né!!. Ele é feito para diagnóstico da diabetes mellitus - que é aquela onde o individuo é dependente de insulina, pois as células do pâncreas que é responsável pela produção de insulina foram destruídas. Valores altos dessa taxa de glicose indica uma possível diabetes, já os valores baixos indicam grande quantidade de insulina no sangue, câncer de pâncreas,  elevada restrição alimentar isso inclui aquela nossa amiga que não quer comer nada pra não engordar e fica passando mal pelos cantos, uso abusivo de álcool isso inclui também aquele nosso colega que tomou todas,foi parar no hospital pra tomar soro glicosado pra não passar vergonha em casa,ou morrer de tanta cachaça.
Observem os exames a seguir:
Temos o resultado que é dado por miligramas/decilitro; o método usado pelo laboratório, que normalmente é o enzimático colorimétrico que eu até tentaria traduzir pra vocês como que é feito, mas é tanta da sopa de letrinha e cálculos que fica difícil de resumir.; e os valores referenciais dados pelo laboratório que variam entre mulher,homem e crianças.
 
O resultado normal aceitável é de até 99 mg/dL ai ta de boa,você pode continuar comendo com moderação aquele chocolatezinho depois do almoço sem culpa. A partir de 100 à 125 mg/dL é considerado uma pré diabetes, onde o indivíduo passa a tomar medicações para  que a taxa reduza ou não ultrapasse ai o trem ta começando a complicar,o controle é super essencial pra não dar zica.

De 126 mg/dL em diante é considerada como uma possível diabetes(que é confirmada após um segundo exame de glicemia).isso porque tem gente que se entope de tranqueira um dia antes do exame, dai quando sai o resultado ve o numero altissimo e pensa que vai morrer,eis a exigência do segundo exame para comprova. Quando confirmada o individuo  passa a ser usuário de insulina para o controle da glicemia.

E lá vem mais furinhos no braaaaço! Após feito esse exame,normalmente é indicado o Glicemia pós-prandial traduzindo: glicemia pós refeição ou uma determinada dose de glicose direto no organismo. Isso vai pela escolha do medico depois de ver o resultado do jejum, onde ou ele indica que você coma de tuuudo e faça o exame, ou você toma uma quantidade X de glicose que é absorvido quase que imediato. É feito não para diagnosticar a diabetes, mas sim pra o controle da glicose, por isso é feito 1 ou 2 horas depois da refeição.
Os valores de referência variam muito de acordo com os casos. 
O exemplo abaixo é de um exame onde foi utilizada a ingestão de 75g glicose

 É muito bom antes de fazer esses exames, dêem uma observada no seu corpo... Como ele anda se comportando ultimamente,pois muitas vezes ele dá sinais tão fortes de que você não está tão legal quanto aparenta e  muitos levam isso como estafa,cansaço ou stress.Diabetes é coisa séria!
Eis alguns sintomas pra vocês ficarem em alerta:
 
É isso minha gente, estou dando por encerrado a segunda parte dessa série. Espero que eu tenha ajudado a esclarecer alguma coisa...e lembrem-se : Não sou médica ou especialista para diagnosticar ou medicar ninguém, apenas sou uma bióloga querendo esclarecer dúvidas.

E com venho dizendo,cuidem sempre dessa caixinha de surpresa que a mamis custou pra fazer.Aproveitem bem,mas com moderação.

Abraços efusivos e beijos no cérebro...mais que saudável!!
Jú Lins – A Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaa! Obrigada pelo carinho! Jajá te respondo!
Beijinhos :)

Ad sense

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails