Tudo na sua casa ou escritório deve ter uma casa - um lugar coerente e adequado, onde o objeto deve ser normalmente mantido . Itens que você usa todos os dias, devem ficar em um local facilmente acessível/disponíveis. Outros itens, como artigos de datas comemorativas (como páscoa e natal) ou roupas fora de estação, podem ser armazenadas em uma áreas isoladas como no alto dos armários, no depósito da casa, etc. Quando um objeto não está sendo usado e atrapalha a execução de outras tarefas, isso provoca stress e frustração. Desorganização e bagunça ocorre naturalmente quando itens não estão sendo conservados e/ou devolvidos às suas casas (seus lugares determinados).
2. Diga Não
Você não precisa dizer sim a todos os favores que lhe pedem. Determine a quantidade de tempo estabelecido para favores a cada semana. Uma vez que o tempo determinado é preenchido, diga não aos favores solicitados até a próxima semana.
3. Abra sua correspondência perto da lixeira (reciclável)
Não deixe sua correspondência na mesa da sala de jantar ou do escritório, onde naturalmente ela vai ficar amontoada. Abra suas cartas, assim que recebê-las, e livre-se das propagandas, envelopes, e malas-direta imediatamente.
4. Prepare-se na noite anterior
Pare de desperdiçar tempo de manhã, e ficar correndo como um louco em torno de pessoa a tentar que fazer para começar a trabalhar a tempo. Faça o que pode ser antecipado na noite anterior. Deixe a mesa do café pronta. Separe a roupa que vai vestir, e a roupas dos seus filhos também (se for o caso). Se você toma café de manhã, programe a cafeteira (use o timer).
5. DOE
Itens, roupas, objetos que estão desatualizados, desbotados, quebrado ou de outra forma inutilizáveis, muitas vezes podem ser objetos de doação. Se você não quiser mais essas peças, e não conhece ninguém que queira, doe. Você estará liberando o seu espaço - e sua mente!
6. Mantenha uma Caixa de Lembranças
Quanto mais tempo você vive, mais memórias terá. Lembranças são especiais, quando guardadas em lugares especiais e não perdidas pela casa. Se não tomar cuidado, você poderá acabar enchendo a casa inteira com suas lembranças e recordações, e não terá espaço para mais nada. Tenha uma ou duas caixas específicas para guardar recordações. Então com o passar do tempo, decida o que você realmente deseja manter. Quando estas caixas estiverem cheias, a regra é dar uma nota (de 1 a 10 ) para cada lembrança, e guardar começando somente o que couber, começando da maior nota para a menor, livrando-se do que não é importante. Isso vai garantir, que apenas o mais importante permaneça.
7. Aplique a Regra dos 50%
Quando você prepara sua roupa para viajar, você precisa definir o que levar. Coloque as roupas em cima da cama, em seguida, devolva 50% das roupas de volta em seu armário. A maioria das pessoas carregam mais do que precisam e acabam transportando peso desnecessário. Caso você fique pensando que vai faltar roupa durante a viagem, as possibilidades são usar a parte de cima com a debaixo, para 2 conjuntos, 4 combinações.
8. Matutino como o Galo ou Notívago como a Coruja
Não há dúvidas sobre isso. Manter organizado sua casa ou escritório te deixa mais produtivo. É por isso que conhecer o seu pico de produtividade é tão importante. Se você adora acordar com as galinhas, seu nível de energia é alto pela manhã, essa é a melhor hora para você se organizar e se livrar da tralha. Se você tem mais energia à noite, durante esse tempo, aproveite para se organizar.
9. Anote Tudo
Com a quantidade de coisas que você precisa se lembrar todos os dias, você não deve confiar sna sua memória? Quando você quer lembrar alguma coisa, a melhor coisa a fazer é anotá-la. Então, quando você precisa recordar-se, vai até onde anotou e lá estão suas memórias em um instante.
10. Ligue para Você
Se você estiver no escritório ou na rua, e você quer fazer alguma coisa quando você chega casa, ligue para a sua secretária eletrônica e deixe uma mensagem. Quando chegar em casa, ouvirá a sua mensagem e se lembrará exatamente o que queria fazer. Outra opção é usar o despertador do Celular.
Tirado do Chega de Bagunça
É tão bom encontrar tudo em um só lugar, poupa muito o meu precioso tempo.
ResponderExcluir